Recebido em Blumenau com honras de principal interlocutor regional junto ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB) anunciou que em 2022 disputará a eleição para um cargo majoritário. Em outras palavras: será candidato ao governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Peninha não faz parte da aristocracia do partido, mas se credenciou para a ocupação de um novo espaço interno pelo prestígio que desfruta em Brasília. Ele apostou no projeto político de Bolsonaro desde o início e agora aproveita os benefícios do acerto na decisão. Para que sua candidatura a governador tenha chance de êxito, terá de convencer os companheiros de legenda – uma epopeia, tratando-se de MDB – e reconstruir o partido nos municípios.
Em Blumenau, a sigla é uma lembrança do passado. Além disso, terá de disputar com o governador Carlos Moisés (PSL), os votos do bolsonarismo, um movimento fiel à orientação partidária. O próprio Peninha se deu conta dessa característica na eleição passada. Ele foi pioneiro na defesa de Bolsonaro em SC, mas não surfou na onda 17.
Convite
Peninha anunciou ao prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) que em agosto formalizará o convite para que o presidente Jair Bolsonaro participe da próxima Oktoberfest. Peninha e Hildebrandt se encontraram durante o programa Preto no Branco, da Rádio Nereu.
Reincidência
Servidores efetivos da Fundação de Meio Ambiente (Faema) estão indignados com a qualidade das indicações políticas para as funções de chefia. Nos últimos três anos, ocorreram três episódios de improbidade administrativa com cargos comissionados. A recente denúncia contra o gerente de fiscalização não constitui um caso isolado, embora singular pelo perfil do acusado. Em um vídeo publicado na internet ele se declara ex-integrante do PCC em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Contorno
O presidente da Acib, Avelino Lombardi, lembra que a construção de uma nova ligação entre Blumenau e Gaspar integra o documento que as entidades empresariais distribuíram aos candidatos na última eleição. A obra é uma das prioridades junto ao governo do Estado e está na pauta da Frente Parlamentar do Vale do Itajaí.