A reforma administrativa da prefeitura de Blumenau terá mudança em cinco áreas do primeiro escalão, com possibilidade de chegar a seis. A mais importante delas é a troca de comando na Secretaria de Turismo, que na nova estrutura organizacional absorverá a Vila Germânica. Ricardo Stodieck (PSDB) deixa o cargo para a ascensão, provavelmente, de José Carlos Oechsler (PSDB).
Continua depois da publicidade
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Moris Kohl (DEM) sai para a entrada de Tiago Bottós. Na Fundação Municipal de Desportos, Egídio Beckhauser passa a presidência para Magnólia Correa. Na Intendência Distrital do Garcia, Airton Maçaneiro (MDB) transfere o comando para Maurício Goll (PSDB).
No Procon também haverá mudança de direção, mas ainda não se definiu o substituto. A Secretaria de Comunicação está reservada para um nome do PSDB, mas é possível que fique temporariamente sob a direção do jornalista Paulo Costa, titular da Secretaria de Gestão Governamental, até a manifestação do partido.
A sexta alteração, ainda em análise, pode ocorrer no Seterb.
Continua depois da publicidade
Dobradinha
O PSDB sai fortalecido da reforma administrativa no primeiro escalão e se consolida como o aliado preferencial do prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) para o projeto de reeleição.
Remanescente
Confirmadas as mudanças na Secretaria de Turismo e no Seterb, o jornalista Paulo Costa será o último representante do colegiado que integrou o primeiro escalão durante os dois mandatos do ex-prefeito Napoleão Bernardes (sem partido) e na gestão do prefeito Mário Hildebrandt (sem partido). O engenheiro Paulo França (MDB) esteve no início e agora no fim do governo.
Presidência
O empresário Walfredo Balistieri assumirá a presidência do DEM de Blumenau, substituindo o vereador Marcos da Rosa, que deixará o cargo para se dedicar ao projeto de reeleição. A convenção será em julho. Balistieri foi secretário de Planejamento na gestão do ex-prefeito João Paulo Kleinübing (DEM).