A relativa normalidade com que Blumenau enfrentou o recente período de desabastecimento reforçou, por um lado, a capacidade gerencial do prefeito Mário Hildebrandt (PSB) e revelou, por outro, a sobriedade técnica do comandante local da Polícia Militar, o tenente-coronel Jefferson Schmidt. Graças à atuação de ambos, o município não parou. No caso do prefeito, a mobilização do gabinete de crise desde o início da greve dos caminhoneiros assegurou a manutenção de serviços essenciais, como o tratamento de água, o recolhimento de lixo, o transporte coletivo, a educação, a saúde, etc. Sob a liderança de Hildebrandt, a equipe do governo se entregou ao trabalho e comprovou o poder da organização.

Continua depois da publicidade

Por sua parte, o comandante da PM demonstrou sintonia com os anseios da população e equilíbrio no exercício da atividade profissional. Jovem, motivado e versado nas novas tecnologias da comunicação, o tenente-coronel se consolida como um quadro promissor na hierarquia da Polícia Militar.

Novo secretário

O cardiopediatra Marco Antônio Bramorski (PSDB), ex-presidente da Unimed Blumenau, será o novo secretário de Promoção da Saúde. O anúncio pacifica uma divergência no partido, aberta com a saída da ex-secretária Maria Regina Soar. A data da posse está pendente de confirmação.

Continua depois da publicidade

Independência

O SD refuta com veemência a versão corrente na Câmara e Blumenau de que negocia uma aproximação ao bloco parlamentar composto por MDB, PROS, PSB e PSD. O partido assegura que manterá a independência em plenário.

Coligação

O PV disputará a eleição em coligação com o DEM, mas em Blumenau o pré-candidato a deputado estadual Ivan Naatz (PV) fará campanha em dobradinha com o pré-candidato a deputado federal Ericson Luef (MDB).

Herdeiro natural

O diretório estadual do PR quer um candidato à Assembleia Legislativa por Blumenau. O vereador Ito de Souza não demonstra disposição para o projeto, razão pela qual o ex-vereador Robinsom Soares, o Robinho, é o herdeiro natural da vaga.

Na pauta

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB) volta à pauta da mídia nacional com o projeto que cria o sistema unicameral no Brasil. A proposta se baseia em dois argumentos: agilidade na tramitação legislativa e economia de recursos públicos.

Continua depois da publicidade