Os empresários andam sem paciência para a política. No plano nacional, não faltam exemplos que ilustram a situação. Aqui em Blumenau também se somam alguns casos. Primeiro, os empresários foram contra o aumento no número de vereadores, depois espalharam outdoors cobrando repasse de verbas para a BR-470 e agora divulgaram uma carta que propõe a redução de servidores e recursos para a Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
O documento criou uma saia-justa para os parlamentares, porque traz para a pauta, numa linguagem com forte apelo popular, um assunto de grande repercussão pública. Os empresários certamente sabem que a maioria das propostas não será implementada, mesmo assim criaram a agenda como parte da estratégia de questionamento da classe política. Nesse sentido, alcançaram o objetivo.
Agora, do ponto de vista prático, a proposta não é realista. Algumas soluções são simplistas, passíveis de questionamento constitucional. Não creio que prosperem. Se efetivamente quisessem mudança, os empresários deveriam fomentá-las de dentro para fora, por meio de interlocutores efetivamente comprometidos com as bandeiras, e não de fora para dentro. O remédio da política é mais política – e isso exige paciência.
Apoio
Continua depois da publicidade
O PV vai formalmente declarar apoio à pré-candidatura do deputado João Paulo Kleinübing (DEM) ao governo do Estado. O anúncio ocorre quinta-feira, em Florianópolis. Uma das bandeiras na campanha do PV será o projeto que cria o licenciamento automático de veículos, proposta do suplente de deputado Ivan Naatz (PV) que tramita na Assembleia.
Presidenciáveis
O presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) estará na manhã desta quarta-feira no Jornal Bom Dia Cidade, da Rádio Clube de Blumenau. Na terça-feira, o presidenciável participou de eventos em Joinville. O ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) o acompanhou. Nesta quarta-feira, Blumenau também recebe outro presidenciável: Ciro Gomes (PDT) estará na Furb, às 20h.
Convite
O vereador Marcelo Lanzarin (MDB) tem convite para ingresso no PSD. No MDB, o clima não está bom.
Posse
Marco Antônio Bramorski (PSDB/Saúde), Rafael Jensen (PSB/Regularização Fundiária) e Olímpio Menestrina (DEM/Defesa do Cidadão) tomam posse como novos secretários da prefeitura, quinta-feira, às 9h.