Numa eleição em que três ex-prefeitos de Blumenau disputam o governo do Estado, a geografia das urnas no Vale do Itajaí mostra uma vantagem em favor da chapa de Napoleão Bernardes (PSDB). Nos 50 municípios da região, a coligação dele tem 33 prefeitos e 23 vice-prefeitos, aí incluído o prefeito Mário Hildebrandt (PSB), que fará campanha para o antecessor, embora o partido integre outra composição.

Continua depois da publicidade

A aliança da qual participa João Paulo Kleinübing (DEM) soma 15 prefeitos e 24 vice-prefeitos, enquanto a chapa de Décio Lima (PT) contabiliza dois prefeitos e um vice. O quadro não projeta necessariamente a possível votação dos candidatos na região, mas indica o contingente de cabos eleitorais que cada um deles terá à disposição.

Reunião

A Câmara de Vereadores articula reunião com a direção da Somar para apresentar dados que contestam as informações da campanha publicitária da sociedade maçônica. De acordo com os outdoors da Somar, as despesas do poder Legislativo de Blumenau cresceram 170% nos últimos nove anos.

Continua depois da publicidade

Investigação

O Ministério Público instaurou um procedimento denominado notícia de fato, para apurar a denúncia de que três vereadores de Blumenau teriam desembolsado recursos públicos para o pagamento de medalhas de uma empresa que vendia homenagens. O procedimento tem caráter preliminar e servirá de base para a abertura ou não de um inquérito civil.

Código Ambiental

A prefeitura encaminha hoje para a Câmara de Vereadores projeto de lei com alterações no Código Ambiental. A matéria trata de temas como regularização fundiária, sistema autodeclaratório para solicitação de licenças, compensações ambientais e critérios para regularização de imóveis em áreas de preservação permanente.

Parceria

A OAB e o Sebrae lançam hoje, em Blumenau, o programa ADV Gestão, uma parceria para capacitação dos escritórios de advocacia no âmbito da administração de negócios. A iniciativa aborda temas nas áreas de custos, finanças e honorários, marketing jurídico e planejamento estratégico.

Na disputa

O PSOL de Blumenau registrou três candidaturas para as eleições proporcionais: Geórgia Faust para deputada estadual, Rubia Sagaz e Giovanni Seibel para deputado federal.

Continua depois da publicidade