Interlocutores próximos ao ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) dizem que o clima contagiante na base do partido assegura a candidatura dele no mínimo ao Senado. As declarações são uma resposta à versão de que o projeto do ex-prefeito teria viabilidade apenas no caso de uma chapa pura do PSDB para a disputa do governo do Estado e que, em caso de coligação, ele concorreria no máximo à Câmara Federal.
Continua depois da publicidade
O fogo amigo circulou nos últimos dias pelas redes sociais do partido e irritou a assessoria de Napoleão. “A cada dia ele se consolida na chapa majoritária. A base quer, as pessoas esperam novidade e os líderes certamente percebem isso”, rebate um filiado próximo ao ex-prefeito.
Segundo ele, em todas as cidades a campanha ouve o apelo para que o PSDB dispute a eleição com “sangue novo”, como alternativa à candidatura de velhos conhecidos do eleitor. “Já foi o tempo que as eleições se definiam pelos caciques. Essa arrogância está fora de moda. A convenção vai decidir a chapa”. O clima azedo no PSDB de Santa Catarina reproduz, em certo sentido, a divisão que caracteriza o partido em nível nacional e que explica, em parte, a derrota em quatro eleições seguidas para presidente.
Em Blumenau
Continua depois da publicidade
O movimento suprapartidário Brasil 200, liderado por empresários de expressão nacional, traz a Blumenau nesta quarta-feira o presidenciável Flávio Rocha (PRB), que cumpre agenda na Acib. O anfitrião é o candidato a deputado federal Ericson Luef (PMDB), coordenador local da campanha do presidenciável.
Sabatinas regionais
Blumenau reuniu até agora o maior número de participantes nas sabatinas regionais organizadas pelo pré-candidato a governador Gelson Merísio (PSD). Ele credita o resultado local ao empenho dos deputados estaduais Jean Kuhlmann (PSD) e Ismael dos Santos (PSD).
Dois nomes
Filiados do DEM já avaliam a conveniência de duas candidaturas locais a deputado estadual. Hoje estão em campanha o empresário Andrey Tomazi e o vereador Oldemar Becker. Nenhum deles recua no projeto, o que pode criar um impasse no partido, caso se decida pela candidatura única.
Plano de governo
O PSOL de Blumenau promove sábado um seminário para o plano de governo no Estado, a exemplo do que fazem diretórios de outros municípios. A representação local discutirá feminismo, combate ao racismo, luta LGBT, acessibilidade e humanização do parto.
Continua depois da publicidade
Apoio
O grupo suprapartidário de apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) baseado em Blumenau demonstra insatisfação com o rumo do projeto em Santa Catarina, mesmo com a mudança dos líderes partidários vinculados ao candidato.
Homenagem
Uma das fundadoras da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece), a ex-primeira-dama Déa Bornhausen, foi homenageada na cerimônia de inauguração do novo centro cirúrgico do Cepon. Ela recebeu flores pelos serviços prestados à instituição de combate ao câncer e disse que as novas instalações são “um sonho que se torna realidade”.