R
epresentante da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) na Marcha em Defesa dos Municípios, o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) saiu otimista do encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que se comprometeu em com a rediscussão do pacto federativo. Hoje a arrecadação dos recursos se concentra no nível federal e o pagamento das despesas ocorre na escala municipal. O ministro defendeu um reequilíbrio financeiro na equação, o que agradou o prefeito.
Continua depois da publicidade
Atualmente, Blumenau gasta mais do que o dobro previsto em lei para o custeio da área de saúde, porque Estado e União não repassam verbas suficientes para hospitais, cirurgias e compra de medicamentos. O desvio ameaça a execução do orçamento, comprometendo investimentos em outras áreas da administração pública.
Na maioria dos municípios a situação é semelhante, razão pela qual o discurso de Guedes encheu o auditório de esperança. O ministro também falou em transferir até 70% da arrecadação do pré-sal para governadores e prefeitos e reduzir o preço do gás de cozinha pela metade. Segundo ele, as mudanças no repasse de recursos começariam ainda neste ano.
Investimento
O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) conhece nesta quarta-feira, na residência oficial do embaixador tcheco no Brasil, o projeto de um grupo de empresários que planeja investimentos em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Interlocução
O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) acompanha nesta quarta-feira, em Brasília, a posse do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB) na coordenação do Fórum Parlamentar de SC. Ontem o prefeito pediu o apoio dos deputados e senadores para a liberação de uma emenda de R$ 1,5 milhão para o balizamento noturno do Aeroporto Quero-Quero.
Financiamento
Dirigentes esportivos das cidades-sede de eventos promovidos pelo governo do Estado ameaçam desistir do projeto, caso não tenham garantia de liberação de recursos da Fesporte, cujo presidente é Rui Godinho (PSL). Nesta quarta-feira eles se reúnem em Curitibanos para o anúncio da decisão.