O deputado federal João Paulo Kleinübing (foto) não participou da festa de fim de ano do PSD de Blumenau. Ele alegou compromissos em Brasília, mas a ausência alimentou as versões de uma mudança para o DEM. As intervenções públicas do deputado adotaram um tom lacônico quando o assunto é o futuro político. Primeiro, sinalizaram a saída; depois, a permanência. A recente ausência de JPK no evento do PSD, ao lado da anunciada dissolução de todos os órgãos partidários do DEM para a inclusão de novos filiados, reacendeu as especulações sobre a transferência do deputado.

Continua depois da publicidade

***

Prefeito da segunda maior cidade que o PSDB governa no Sul do Brasil, Napoleão Bernardes abriu mão de uma vaga na executiva nacional para que o senador Paulo Bauer assumisse a vice-presidência do diretório. O gesto de lealdade valorizou o discurso da unidade partidária.

***

Santa Catarina emplacou três dos 13 nomes da nova direção da JPSDB, resultado da articulação capitaneada pelo presidente estadual, João Paulo Taumaturgo.

Continua depois da publicidade

***

Rodrigo Estevão (PSDB), que estava no governo desde o primeiro mandato, deixou o Procon. A convivência com o diretor Cézar Cim (PP) se tornou insustentável.

***

Em vídeo ao lado do presidenciável Jair Bolsonaro, o vereador Ricardo Alba (ex-PP) anunciou filiação ao Patriota.

***

O ex-vereador Braz Roncáglio (PR) assumiu a função de assessor político do vereador Alexandre Caminha (Pros).

Leia mais informações do colunista Clóvis Reis