Passados 45 dias da posse de Mário Hildebrandt (PSB) como prefeito de Blumenau são sutis, mas visíveis as mudanças na administração do município. O novo modelo de gestão repercute especialmente do ponto de vista interno. Acostumado a noites com cinco ou seis horas de sono, Hildebrandt é um prefeito que acompanha desde cedo a atividade das secretarias e cobra respostas rápidas para as questões que encaminha. O acompanhamento de perto influencia o ritmo e o rumo dos trabalhos, imprimindo a digital do próprio prefeito na maioria das decisões. Em certo sentido a postura se assemelha à estreia de Napoleão Bernardes (PSDB) na prefeitura. No primeiro mandato, ele se encarregava pessoalmente das questões de varejo da administração. Por sua vez, na segunda gestão, a assessoria de uma equipe experiente permitiu que Napoleão se dedicasse às questões estratégicas do governo e projetasse a carreira política – mudança de perspectiva que Hildebrandt terá a metade do tempo para adotar, caso alimente as mesmas expectativas do antecessor.

Continua depois da publicidade

Substituições

O governo prepara a substituição de Rodrigo Quadros (DEM) na Secretaria de Defesa do Cidadão e de Cezar Cim (PP) no Procon. No primeiro caso, o indicado do DEM é o ex-secretário Carlos Olímpio Menestrina. Rodrigo Quadros deve voltar para a Câmara de Vereadores, assumindo uma diretoria. Para o Procon ainda não há indicação, mas o PP discutirá o assunto em reunião da executiva nesta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Alternativa

A possibilidade de uma mudança na Secretaria de Saúde voltou a circular com força na prefeitura depois de já ter sido ventilada, negada e descartada. A secretária Maria Regina Soar (PSDB) é uma espécie de Highlander, o guerreiro imortal, no atual governo. O nome do vereador Marcelo Lanzarin (PMDB) circula como alternativa para a vaga.

Inauguração

O governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) deve voltar a Blumenau nos próximos dias para inaugurar a nova ala do Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava. A ampliação abriga 82 leitos distribuídos em quatro pavimentos. O investimento teve a parceria da prefeitura, que pavimentou o acesso e instalou iluminação pública.

Aliança

PV, PPS, SD e DEM discutem a formação de uma aliança para a disputa da eleição proporcional. O anúncio da coligação deve sair na semana que vem. A coligação é fundamental para a campanha dos candidatos a deputado pela região.

Em Blumenau

O presidenciável Flávio Rocha (PRB) vem a Blumenau na próxima quarta-feira. O anfitrião será o pré-candidato a deputado federal Ericson Luef (PMDB). Ambos integram o movimento Brasil 200, liderado por empresários de expressão nacional.

Continua depois da publicidade