O Brasil vai às urnas neste domingo em clima de Fla-Flu. Os dois lados que polarizam a disputa têm torcidas aguerridas, há muita paixão em campo, mas as razões do voto parecem justificativas para a escolha de um time de futebol.

Continua depois da publicidade

Nesse clima de arquibancada, jogamos fora a oportunidade da eleição para um debate sobre o futuro do país. Os eleitores dizem com muita facilidade o que não querem, mas não parece tão claro o que desejam para o próximo mandato. Emprego, preço do pão e da gasolina, saúde, educação, segurança, quem sabe o que muda e o que fica igual a partir de 2019?

Nada disso se discutiu de verdade durante a campanha. O que teve em abundância foi zoeira no aplicativo de mensagens, comportamento típico de torcedor em dia de decisão de campeonato. Vamos ver como será a saída do estádio, quando o resultado da disputa e a realidade do dia seguinte se impuserem diante do mundo água com açúcar da rede social. Para muita gente a sensação terá o gosto amargo da derrota, como foi aquele 7 a 1 nas semifinais da Copa do Mundo de 2014.

Curiosidade

Continua depois da publicidade

No plano local, o final da disputa mantém algum suspense. Não se sabe o impacto que Jair Bolsonaro (PSL) terá na eleição de Santa Catarina. Segundo as pesquisas, até recentemente os candidatos do presidenciável não ameaçavam posições hegemônicas, mas as ruas sinalizaram nos últimos dias uma maior vinculação entre a campanha nacional e a eleição estadual. O reflexo desse movimento na escolha de governador, senador e deputados ainda desperta curiosidade.

Representatividade local

No caso de Blumenau, já se antecipa uma queda na representatividade. Hoje o município tem um senador e dois deputados federais, mas há um grande risco de que a cidade fique sem representantes em Brasília a partir de 2019, já que os principais líderes políticos trocaram a disputa à Câmara Federal pela eleição de governador. No caso da Assembleia Legislativa também existe o risco de redução no número de vagas, embora em menor grau. Atualmente o município tem três deputados estaduais.

Desempenho

Outra curiosidade é o desempenho dos candidatos governistas. Os votos dos candidatos do PSDB e do PSB de algum modo vão indicar o prestígio do atual e do ex-prefeito, preparando o cenário para a eleição de 2020. Uma escorregada agora pode significar problemas depois. PSDB e PSB têm seis candidatos na disputa.