Encerrado o primeiro mês de mandato, a estreia dos deputados estaduais Ivan Naatz (PV) e Ricardo Alba (PSL) demonstra que ambos entenderam o recado das urnas. Com perspectivas políticas distintas, os dois mantêm uma agenda pública intensa, participam dos debates que mobilizam a tribuna e revelam preocupação com a publicidade dos atos.

Continua depois da publicidade

Hoje são maiores do que na chegada ao plenário. Mais votado na última eleição, Alba lidera a bancada e articula a relação com os governos estadual e federal. A criação da Frente Parlamentar do Vale do Itajaí o situa na condição de interlocutor privilegiado para a condução da pauta regional. Do mesmo modo, Naatz assume uma postura que extrapola o discurso da campanha e amplia a base política a partir da presidência da Comissão de Meio Ambiente e Turismo.

Um ponto em comum é a coragem de ambos na defesa de bandeiras que não necessariamente têm a unanimidade da opinião pública. Eles falam o que pensam e arcam com o custo da reação. O balanço cria uma primeira impressão positiva na estreia dos dois.

***

ABSTENÇÃO

Continua depois da publicidade

Não passou despercebido o fato de que o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) se absteve em recente votação de um veto do prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) a um projeto de origem legislativa. A postura não comprometeu o resultado favorável à administração, mas sinalizou um novo posicionamento na relação com o governo.

***

INFLUENCIADOR

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB) está com 619 mil seguidores no Facebook. Dos representantes de Santa Catarina na Câmara e no Senado, é o mais influente nas redes sociais. O número de seguidores supera a soma dos outros 15 deputados do Estado.

***

FORA DA DISPUTA

Vereador no exercício do sétimo mandato, ex-presidente da Câmara de Blumenau e ex-prefeito interino, Jens Mantau (PSDB) (foto abaixo)comunicou ao diretório que não será candidato à reeleição no ano que vem. Ele tem base política na região norte.

***

SEM FILIAÇÃO

O pastor Leonardo Aluísio, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau (Omeblu), desautoriza a fonte que anunciou a filiação ao PRB. Ele nega a decisão e não comenta as especulações sobre a eventual participação dele na eleição do ano que vem.

Continua depois da publicidade