Blumenau entrou na atual eleição com três ex-prefeitos na disputa ao governo de Santa Catarina, um cabeça de chapa e dois vices. A oportunidade na sucessão local era o argumento que eles utilizaram para não concorrer ao Senado ou à Câmara Federal. Contados os votos, o município terminou sem representante em Brasília e corre o risco de ficar sem a cobiçada vaga em Florianópolis. A aposta custou caro a Blumenau, que sai menor desta eleição.
Continua depois da publicidade
Os políticos e as entidades representativas falharam em conjunto. A dificuldade que o setor produtivo enfrentou para apresentar as demandas no segundo turno da sucessão estadual é um sintoma do saldo desse processo: falta de prestígio político.
Apenas um dos candidatos veio aqui ouvi-los. O mais votado na paróquia não apareceu. Encerrado o segundo turno da votação, será hora de reunir os cacos e definir por onde se pode construir algo. Há um longo caminho pela frente.
Projeto 2020
Continua depois da publicidade
Ex-candidato a deputado federal com 43 mil votos nas urnas, o segundo mais votado em Blumenau, o empresário Ericson Luef (MDB) desfila como pré-candidato a prefeito. Já conta até com nome para a vaga de vice na chapa: o empresário Carlos Cezar Wagner (DEM), o Alemão da Alumetal. A dupla teria convites de três partidos diferentes para o projeto.
Fim da TPA
Deputado estadual eleito, Ivan Naatz (PV) anuncia que a primeira ação na Assembleia Legislativa será a apresentação de um projeto pondo fim ao pedágio de verão, cobrado em praias do Estado com o pomposo nome de taxa de preservação ambiental. Segundo ele, a cobrança é inconstitucional. A tese tem o apoio do Ministério Público.
Planos
O Novo começou a triagem dos filiados que têm interesse em disputar a eleição de 2020. Todos deverão passar por um processo seletivo. Nesta segunda-feira o partido promove um evento no qual o deputado federal eleito Gilson Marques apresentará os planos para o mandato.
Campanha sustentável
Ex-candidato a deputado estadual, o vereador Bruno Cunha (PSB) transformou o lixo da campanha em potes para água e ração animal. Ele fez uma campanha sustentável, que usou material reciclado e incluiu o plantio de árvores. Cunha fez 12.300 votos.
Continua depois da publicidade