O governo confirmou que terá um novo líder na Câmara de Blumenau em 2018. O interino Alexandre Matias (PSDB) (foto) assumirá a vaga do titular, Sylvio Zimmermann (PSDB), em licença não remunerada para assuntos particulares. A mudança faria parte de um acordo da bancada para que todos os vereadores exercessem a função nos próximos anos – e não teria relação com o estilo de trabalho de Zimmermann.
Continua depois da publicidade
— A liderança desgasta, exige equilibrismo, por isso tem que mudar — justifica o vereador.
Apesar das críticas à forma de condução da pauta, ele se despede do cargo com um retrospecto favorável para o governo. Em poucas oportunidades na história recente, a prefeitura teve um plenário tão afinado com os projetos da gestão, o que, de certo modo, tem relação com o desempenho da liderança.
***
O senador Dário Berger (PMDB) destinou uma emenda de R$ 899 mil para reconstrução de galerias em Blumenau. Quem intermediou o pedido foi o empresário Ericson Luef (PMDB), pré-candidato a deputado federal e personagem habitual nos corredores de Brasília nos últimos tempos. A desenvoltura dele nos gabinetes e no interior do Estado já causa desconforto entre aliados ilustres.
Continua depois da publicidade
***
Projeto do senador Dalírio Beber (PSDB) autoriza a aplicação de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para a desapropriação de áreas destinadas à ampliação de aeroportos. Navegantes aguarda há anos recursos para tal fim. A mudança na lei facilitaria a solução de problemas desse tipo.
***
O deputado Rogério Peninha Mendonça deve trocar o PMDB pelo Patriota do presidenciável Jair Bolsonaro e concorrer ao Senado no ano que vem.