Duas semanas depois da última visita, o governador Carlos Moisés (PSL) volta a Blumenau hoje. Em princípio, a agenda contempla apenas três compromissos: a formatura do programa Entra21-Blusoft, um almoço reservado e a abertura da Oktoberfest. Aliados próximos queriam a inclusão de outras atividades no roteiro, mas o gabinete não aceitou. Encerrados os trabalhos, a comitiva passa a noite no município, a exemplo do que ocorreu nas visitas anteriores.
Continua depois da publicidade
Do ponto de vista político-administrativo, a participação no evento do programa Entra21-Blusoft reveste-se de particular simbolismo, uma vez que a presença do governador reconhece o alcance da iniciativa.
Promovido desde 2006, o programa já formou mais de 4 mil jovens gratuitamente em desenvolvimento e programação de sistemas e revelou talentos para gigantes como Ambev, T-Systems e Philips. As mudanças que caracterizam o setor de tecnologia colocam Blumenau no centro desse processo de transformação, produzindo uma série de desdobramentos econômicos e sociais em âmbito local.
Convite
Na abordagem de pré-candidatos a vereador, o ex-deputado João Paulo Kleinübing (DEM) mantém abertas as portas para uma candidatura a prefeito de Blumenau no ano que vem. Ele não nega nem confirma a possibilidade.
Conselho
A comissão que organizou a eleição dos novos conselheiros tutelares de Blumenau analisa 15 denúncias de irregularidades na votação, incluindo boca de urna e transporte de eleitores.
Continua depois da publicidade
Em alguns casos, a penalidade inclui a eliminação do processo sucessório, o que afetaria a relação dos candidatos eleitos.
Projeção
O nome da secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders (sem partido), circula como alternativa para a composição de uma chapa que disputará a prefeitura em 2020.
Ela ganhou projeção no atual governo, ampliando o espaço interno com os cargos de representação setorial que assumiu em nível estadual e nacional.