Está cada vez mais clara a estratégia dos adversários do PSL nas eleições para prefeito, no ano que vem. Com a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PSL) relativamente estável no Estado, os ataques vão se concentrar no governador Carlos Moisés (PSL). A campanha de mobilização da opinião pública ganhou corpo nas últimas semanas, com ações relacionadas ao aumento de impostos e aos gastos da administração, especialmente no que se refere ao gabinete da vice-governadora Daniela Reinehr (PSL).
Continua depois da publicidade
No caso do Médio Vale, as críticas incorporam também as queixas com a ausência do governador na região e os reparos a iniciativas da gestão como o projeto Recuperar, que transfere a manutenção de rodovias estaduais para as prefeituras. Se bem assimilado pela população, o movimento pode representar um freio às pretensões eleitorais do PSL.
Em Blumenau, o principal afetado seria o deputado Ricardo Alba (PSL), candidato mais votado para a Assembleia Legislativa, virtual cabeça-de chapa na próxima eleição e nome vinculado tanto a Bolsonaro quanto a Moisés. Até aqui os eleitores parecem imunes às investidas contra o presidente. Resta saber como se comportam quando se trata do governador.
Flagrante
A PM de Blumenau inaugura na próxima semana o uso individual de câmeras no atendimento das ocorrências. O equipamento facilitará a coleta de provas durante flagrantes, fortalecendo a atuação dos policiais.
Licença
O presidente do Ibama, Eduardo Bim, anunciou durante audiência com o deputado Ivan Naatz (PV) que virá a Blumenau nas próximas semanas. Eles discutiram o licenciamento ambiental em áreas urbanas consolidadas.
Continua depois da publicidade
Em recente julgamento, o STJ decidiu que o Código Florestal prevalece em relação à lei de parcelamento do solo, o que aumenta a distância para construções às margens de rios, ribeirões e canais.
Campanha
Suplente de Esperidião Amin (PP) no Senado, a pedagoga Denise dos Santos (PSD) participou da festa de aniversário de Blumenau com a desenvoltura de candidata a prefeita: subiu em palanque, tirou fotos e abraçou eleitores. Ela é esposa do deputado Ismael dos Santos (PSD).