A Furb prepara um pacote de cortes no orçamento de 2019. As medidas serão apreciadas na reunião do Conselho Universitário, na próxima segunda-feira, da qual participarão representantes da atual e da futura gestão. Entre as providências em discussão, incluem-se a demissão de funcionários contratados em caráter temporário, o aumento da carga de trabalho dos professores efetivos, a redução no número de cargos comissionados e a diminuição no valor das gratificações de função.

Continua depois da publicidade

As ações são consideradas indispensáveis para o reequilíbrio econômico-financeiro da universidade diante de um cenário de adversidades que se desenha no horizonte. Nos últimos anos, a Furb registrou uma queda gradativa no número de estudantes e atualmente 50% da estrutura física se encontra ociosa.

Pressionada pelo avanço das faculdades privadas e pela expansão da universidade e do instituto federal, a situação da Furb repercute em certo sentido as dificuldades registradas em outras instituições de ensino superior que compõem o sistema estadual. A diferença é que a unidade de Blumenau, como autarquia especial, integra o organograma da administração municipal, que historicamente demonstrou pouca preocupação com o futuro da universidade. A omissão pode passar fatura em algum momento.

Balanço do governo estadual

Continua depois da publicidade

O governo do Estado divulgou balanço informando que investiu R$ 120 milhões na região ao longo de 2018. Em Blumenau foram R$ 51 milhões. A relação contempla a recuperação da Rodovia Jorge Lacerda, a reforma de escolas em vários municípios e as obras nos hospitais Misericórdia e Santo Antônio.

De saída

O vereador Zeca Bombeiro está de saída do SD. Ele tem convites para filiação ao PP, ao PR e ao PSDB.

Evento de filiação

O PSL de Blumenau prepara um megaevento de filiação para a próxima semana. O objetivo é cerrar fileiras com eleitores do partido, antes que velhas raposas de outras legendas procurem abrigo na sigla.