O Partido Novo será uma das novidades da próxima eleição de Blumenau. A sigla terá candidato a prefeito e a vereador, embalada pelo desempenho que registrou na cidade no último pleito. Na época, o candidato João Amoedo (Novo) ficou em terceiro lugar na disputa presidencial – à frente de figurões como Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) – e o partido emplacou dois nomes entre os 12 candidatos a deputado federal com a maior votação nas urnas daqui.
Continua depois da publicidade
O desempenho contribuiu para a eleição de Gilson Marques (Novo) para Câmara Federal. Ele tem domicílio eleitoral em Pomerode. O retrospecto catapultou o diretório local na hierarquia da legenda em SC, que traz para cá neste fim de semana o encontro estadual do partido.
O evento terá a presença dos líderes nacionais do Novo, incluindo Amoedo, e lançará as bases para a disputa da sucessão municipal. A sigla terá candidatos a pelo menos oito prefeituras. Na região, além de Blumenau, lançará chapa em Timbó, Pomerode e Balneário Camboriú. Detalhe: sem financiamento público, o Novo cobra mensalidade dos filiados e ingresso para seus eventos.
Turismo
A prefeitura de Blumenau apresentou ontem o Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável para a Nova Rússia, elaborado com a participação da comunidade.
Continua depois da publicidade
Vaptu-vupt
A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou na terça-feira o projeto de extinção da Companhia Urbanizadora (URB). A decisão sacramenta a demissão massiva de 640 trabalhadores, que se encontra sub judice. O projeto tramitou em regime de urgência urgentíssima e a votação durou menos de um minuto. Não houve debate em plenário. O vereador Adriano Pereira (PT) votou contra, além das abstenções de Bruno Cunha (PSB) e Ito de Souza (PR).
Mobilização
Lideranças políticas e empresariais do Alto Vale do Itajaí se mobilizam contra a decisão da Celesc de extinguir a gerência regional de Rio do Sul e transferir o escritório para Blumenau. Um manifesto será entregue à vice-governadora Daniela Cristina Reinehrque (PSL), que visita a região quinta-feira.