O Ministério Público começa nesta segunda-feira a oitiva das pessoas citadas no inquérito civil que apura a denúncia de que a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana teria fraudado uma licitação para pavimentar duas ruas no bairro Escola Agrícola, em Blumenau. O promotor Gustavo Mereles considera os depoimentos fundamentais para a reconstituição dos fatos e a definição dos próximos passos da investigação.
Continua depois da publicidade
A denúncia de suposta irregularidade surgiu no contexto da disputa para a presidência da Câmara de Vereadores e azedou a relação entre o governo e os dois candidatos que se digladiam pelo apoio da gestão, Alexandre Matias (PSDB) e Almir Vieira (PP). A administração considera que atualmente a candidatura de ambos está politicamente inviável e trabalha na viabilização de uma alternativa.
Os episódios recentes se somam a outras denúncias de corrupção na prefeitura, todas que teriam origem na administração anterior, condição que coloca em dúvida o futuro da relação com o PSDB e outros sócios da coligação que venceu a eleição de 2016. Na sexta-feira, o diretor geral da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, Robinho Soares (PR), pediu exoneração. Recém-chegado à pasta, o secretário Michael Raul Schneider (PP) está agora com duas diretorias vagas.