Com a nova configuração do colegiado, a secretária de Educação, Patrícia Lueders, e a presidente da Fundação do Bem-Estar da Família Blumenauense (Pró Família), Cristiane Loureiro, passam a ser as únicas mulheres no secretariado do prefeito Mário Hildebrandt (PSB). Em todas as demais secretarias, autarquias e fundações os titulares são homens. O desequilíbrio na representação por gênero se estende à chefia dos demais órgãos da administração, compondo um cenário que contrasta com o apelo para o aumento da representação feminina na política.
Continua depois da publicidade
A própria lei impõe aos partidos que cada sexo tenha pelo menos 30% dos candidatos na disputa legislativa. Entretanto, na última eleição, a exigência não assegurou a ascensão de uma única mulher à Câmara de Blumenau. O quadro não é uma exclusividade local, embora os números atuais tornem aguda a situação, pois dão margem a um questionamento sobre as consequências desse paradigma na reprodução da desigualdade de gênero na administração pública.
—
Posse
O governo ainda não anunciou a data da posse do cardiopediatra Marco Antônio Bramorski (PSDB) na Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, mas já definiu que será uma solenidade conjunta à investidura dos novos titulares nas secretarias de Regularização Fundiária (Rafael Jansen/PSB) e Defesa do Cidadão (Olímpio Menestrina/DEM). Bramorski assume o cargo com o apoio da bancada de três vereadores e da diretoria executiva do partido.
Continua depois da publicidade
—
Negociação
A negociação salarial dos servidores públicos é um tema que preocupa os vereadores em pré-campanha a deputado estadual e federal. Eles avaliam as repercussões que um voto contrário ao interesse do funcionalismo causaria na próxima campanha.
—
Madrugada
Conhecido pela agenda de trabalho que começa cedo e termina tarde, o prefeito Mário Hildebrandt (PSB) estendeu o período de expediente à atividade dos auxiliares mais próximos. Dia desses ligou para um deles praticamente de madrugada, às 5h50min.
—
Distanciamento
Setores do MDB de Blumenau reclamam da distância que o vereador Marcelo Lanzarin mantém do diretório do partido. Segundo um dirigente, não há sintonia entre a postura do parlamentar e as aspirações dos filiados.
—
Agenda
O PDT fecha amanhã a agenda do presidenciável Ciro Gomes em Blumenau. Por enquanto, o único compromisso confirmado para o próximo dia 13 é uma palestra na Furb, às 19h.
Continua depois da publicidade