Lideranças empresariais e classistas que integram o chamado G-6 receberam nesta terça-feira a garantia de que o governo do Estado começará ainda neste ano a construção do novo presídio de Blumenau. A estrutura que hoje funciona na Rua General Osório será instalada junto à Penitenciária Industrial, na Rua Silvano Cândido da Silva, na Ponta Aguda. O investimento será feito com recursos do BNDES. O governo também informou que concluiu o projeto para a instalação da unidade penal destinada ao regime semiaberto junto ao complexo penitenciário. A obra ainda não tem data definida e a execução permitirá a completa desativação do atual presídio. Além disso, o governo anunciou a mudança no estatuto administrativo da Penitenciária Industrial, medida que dará maior autonomia orçamentária para o estabelecimento.
Continua depois da publicidade
Interino
Ilmor Jung (sem partido) assumirá interinamente a Secretaria de Regularização Fundiária. A mudança libera o secretário Oscar Grotmann (PSB), da Secretaria de Desenvolvimento Social, que acumulava a função desde o mês passado. Não há prazo para a interinidade de Jung à frente da pasta, na qual será efetivado como diretor de Regularização.
Continua depois da publicidade
Troca de comando
O PMDB dá como certa e iminente a substituição do gerente regional da ADR de Blumenau, hoje sob o controle do PSD. Na semana passada houve choro e ranger de dentes na repartição, com a saída de 13 servidores desligados com o enxugamento anunciado pelo governo do Estado.
Na Capital
Os 15 vereadores mirins de Blumenau serão recebidos nesta quarta-feira na Casa d’Agronômica, residência oficial do governador. A anfitriã será a primeira-dama Nicole Torret Moreira, que coordena um projeto voltado à divulgação da história e da cultura de Santa Catarina.
Na pauta
Pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, o auditor fiscal Fabiano Dadam levará para a campanha a discussão da reforma tributária solidária. O movimento propõe que os tributos pesem menos no consumo e mais sobre as altas rendas. Já estão alinhados ao pré-candidato segmentos como os setores de transporte de cargas, da vitivinicultura e do funcionalismo público.
Novos nomes
O PSD fez festa na terça-feira para a filiação de Alexandre Caminha, Antônio Veneza, Leoberto Cristelli, João Valle Neto, Iara Raizer e Josiane dos Santos. Eles têm diferentes origens partidárias.
Continua depois da publicidade