O nome do tenente-coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, circula como alternativa para a disputa da prefeitura de Blumenau em 2020. A hipótese surgiu no setor produtivo, onde ele desfruta de grande prestígio, e aos poucos ganhou capilaridade em outros segmentos.

Continua depois da publicidade

Filiado ao PSL, o coronel demonstra capacidade de trabalho, experiência administrativa, articulação institucional e facilidade de comunicação. A atuação dele na greve dos caminhoneiros, no ano passado, facilitou o desfecho da crise no município.

O perfil chamou a atenção de empresários que articulam a formação de uma chapa para as eleições. O tenente se aposenta em 2020 e recentemente anunciou a transferência da família para Blumenau e o envolvimento com atividades comunitárias na área esportiva. Ele é arbitro de futebol da CBF.

Schmidt reage com bom humor às especulações e diz que a definição da candidatura passa pelo deputado estadual Ricardo Alba (PSL), o mais votado na última eleição e presidente do diretório local do partido.

***

Continua depois da publicidade

Troca-troca

No troca-troca de partidos na Câmara de Blumenau, o PP negocia a filiação dos vereadores Alexandre Caminha (PSD) e Adriano Pereira (PT). A transferência teria como benefício a possibilidade de ocupação de espaços no governo. O vereador Bruno Cunha (PSB) está próximo de uma composição com o PSD.

***

2020

Presidente estadual do DEM, João Paulo Kleinübing não confirma nem desmente a suposta candidatura a prefeito de Blumenau em 2020. Sempre que questionado, diz que é cedo para tratar do assunto. Recentemente, ex-colaboradores de JPK assumiram cargos na prefeitura e na Câmara de Blumenau.