O resultado da votação para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal colocou de cabeça para baixo o desenho que os partidos tradicionais faziam para a disputa da prefeitura em 2020. Habituados a um confronto regular, legendas como DEM, MDB, PSD, PSDB e PT devem dividir o palco da sucessão municipal com siglas como PSL, PV e Novo, fortalecidas no processo de escolha dos deputados estaduais e federais.

Continua depois da publicidade

PSL, PV e Novo certamente terão candidato a prefeito, como parte da estratégia para a consolidação local. Os nomes do PSL e do PV são previsíveis (Ricardo Alba e Ivan Naatz, respectivamente), mas a chapa do Novo ainda é uma incógnita. Não causaria surpresa se nesse quadro o deputado federal eleito Gilson Marques, com domicílio em Pomerode e atuação profissional em Blumenau, transferisse para cá o título eleitoral e participasse da disputa para a prefeitura. Ele é hoje o principal trunfo do partido no Estado.

PSD de Blumenau

Vereador Professor Gilson questiona a versão de desmanche do PSD de Blumenau. Segundo ele, a bancada segue firme, com perspectiva de novas filiações e de disputa da presidência da Câmara de Vereadores. O partido não reelegeu o deputado estadual Jean Kuhlmann e antes da eleição perdeu o deputado federal João Paulo Kleinübing (DEM).

Continua depois da publicidade

Apoio

Oficiais e praças da Polícia Militar aderiram em peso à candidatura do Comandante Moisés (PSL) para o governo do Estado.

Representatividade

A queda na representatividade de Blumenau é um dos argumentos que o candidato a vice João Paulo Kleinübing (DEM) emprega na abordagem dos eleitores. O material de campanha diz que, sem senador e deputado federal, a região não pode prescindir da vaga no governo do Estado.

Tucanos com Bolsonaro

Liberados para o voto em segundo turno, filiados do PSDB de Blumenau anunciam a opção pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na eleição presidencial.

Filas no entroncamento

Recém-inaugurada, a Via Expressa do Bairro da Velha forma longas filas no entroncamento com a Rua General Osório no fim de tarde. A disposição das faixas de rolamento dificulta a conversão no sentido bairro para quem sobe pela faixa da esquerda. Os atritos entre motoristas são frequentes.

Continua depois da publicidade