A filiação do comunicador Alexandre José ao PSB é mais um capítulo na tumultuada relação entre o prefeito Mário Hildebrandt e o vereador Bruno Cunha. Os dois chegaram ao partido com motivações diferentes e suas posições a respeito da liberdade de costumes são diametralmente opostas. Hildebrandt entrou para ficar, enquanto Cunha aparentemente tinha a legenda como uma passagem necessária até a consolidação da Rede.

Continua depois da publicidade

Com a eleição a vereador, ele permaneceu na agremiação e tudo seguia seu curso até que diferenças irreconciliáveis do ponto de vista ideológico tornaram insustentável a convivência com o companheiro de partido. A ascensão à prefeitura ampliou a influência de Hildebrandt no diretório, que ele controla a partir de suas próprias convicções em torno de temas como educação, religião e família.

O recente ingresso de Alexandre José na agremiação é um recado claro sobre os projetos do prefeito para a eleição de deputado estadual – e eles não passam pela pauta liberal que o vereador tem como bandeira.

Curso em discussão

Continua depois da publicidade

A próxima reunião da diretoria e do conselho da Acib abordará o curso de extensão “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, oferecido na Furb. A proposta se situa na contramão do que pensa o setor produtivo, o que gerou descontentamento. No Rio Grande do Sul, o Ministério Público deu parecer favorável à proposta semelhante.

Candidatura cidadã

A campanha do ecologista Lauro Bacca a deputado estadual pela Rede se enquadra na chamada “candidatura cidadã”. O dispositivo permite que concorrentes sem vínculo orgânico com o partido disputem a eleição com o amparo da sigla.

Bolsonaro em SC

A proximidade entre o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e o deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) causa desconforto no PSL. A gota d’água foi o anúncio da visita do presidenciável ao Estado neste fim de semana. Peninha intermediou a vinda.

Projeção nacional

O projeto que estimula a inclusão de dados no cadastro positivo de crédito deu projeção nacional ao senador Dalírio Beber (PSDB), destaque em veículos de comunicação do centro do país. Há expectativa que a medida reduza os juros e a inadimplência.

Continua depois da publicidade

Renovação

Anderson Batata (Indaial) e Rafael Ramthun (Pomerode) são as apostas do PP do Médio Vale para a próxima eleição. Ambos falam em renovação política. Na mesma linha segue o PSDB, que lançará Rafael Pfuetzenreiter (Pomerode). Ele é o coordenador regional da JPSDB.