Personagens centrais na eleição da atual Mesa Diretora da Câmara de Blumenau, os vereadores Bruno Cunha (PSB) e Professor Gilson (PSD) acabaram isolados no plenário na abertura do ano legislativo. A formação de dois blocos – um governista e outro mais governista ainda – deixou os dois sem margem de manobra para ocupar espaços.

Continua depois da publicidade

O resultado é uma resposta à independência de ambos nas votações. Nesse contexto, o grande vitorioso no processo é o vereador Almir Vieira (PP), que não ganhou a eleição para a presidência, mas constitui-se hoje no principal articulador dos pares. Ele dá as cartas e define a agenda.

A pauta da Câmara de Blumenau passa pelo gabinete de Vieira e, de algum modo, o futuro do governo também. Para a administração, o saldo é favorável, embora não seja completamente confortável. Ao mesmo tempo em que a supremacia da bancada significa uma vantagem na tramitação dos projetos, expõe a gestão aos anseios de um interlocutor empoderado pela força do pragmatismo.

Bruno Cunha (PSB) encerrou a sessão de terça-feira aparentemente conformado com a situação. Fez um discurso em que creditou o resultado à trajetória em plenário. Professor Gilson (PSD) sinalizava um esforço para minimizar o prejuízo.

***

Continua depois da publicidade

Escritório em Blumenau

O deputado Sérgio Motta (PRB), com domicílio eleitoral em Florianópolis, anunciou a instalação de um escritório regional em Blumenau. O presidente do diretório do PRB, Walter Salvador, será o representante do deputado na região.

***

No comando

Afastada para a disputa das eleições, a ex-deputada Ana Paula Lima ainda não reassumiu a presidência do PT de Blumenau. O sindicalista Afonso Luiz Sálvio segue no cargo.

***

Carreiras acadêmicas

Derrotados na última eleição estadual, os ex-prefeitos Napoleão Bernardes (PSDB) e João Paulo Kleinübing (DEM) têm projetos comuns para os próximos anos. Ambos apostam na carreira acadêmica. Napoleão fará Doutorado em Direito e JPK cursará Mestrado em Administração.

***

Apoio

O deputado Ricardo Alba, líder da bancada do PSL na Assembleia Legislativa, confirmou apoio à proposta de uma CPI da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade