Os servidores públicos de Blumenau fazem nesta quarta-feira a quarta paralisação do processo de negociação salarial. A convocação da assembleia indica a possibilidade de greve. O diálogo entre a administração e o funcionalismo não está formalmente interrompido, mas desde maio as conversas não avançam.
Continua depois da publicidade
A gestão insiste na reposição da inflação (1,69%) e no reajuste do vale-alimentação em janeiro de 2019, condição que os trabalhadores rejeitam. O governo alega que a situação financeira não oferece alternativa e aposta na desmobilização da categoria, mas o sindicato dos servidores afirma que o gasto com os salários está dentro do limite legal e que a receita de 2018 cresceu na comparação com 2017. Nesse contexto, parece pouco provável que os dois lados cheguem a um acordo.
Vai fechar
A prefeitura vai fechar a unidade onde funciona o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o modelo de serviço não funcionou e as atividades serão readequadas, com a realocação dos servidores no abrigo municipal e nas equipes que fazem a abordagem dos usuários.
Continua depois da publicidade
Centro do poder
A nomeação de Alexandro Fernandes (PSDB) para a Secretaria de Infraestrutura Urbana recolocou um tucano com militância partidária no centro do poder. O PSDB andava pela periferia da gestão no novo governo, condição que dificulta a criação de novas lideranças para a disputa da próxima eleição para prefeito. Hoje os principais nomes do partido estão na Câmara de Vereadores.
No ninho
João Paulo Taumaturgo renunciou à presidência da JPSDB em Santa Catarina, mas nega a intenção de se desfiliar do partido.
Vila Itoupava
A programação alusiva aos 75 anos de criação do Distrito da Vila Itoupava resgata uma informação curiosa: coube a um prefeito de sobrenome Hildebrand promover a instalação do distrito e fixar o seu perímetro. Era Bruno Hildebrand, empresário, tabelião, delegado e prefeito por dois períodos (em 1944 e 1947).
A lembrança do dado histórico aumentou o prestígio do intendente Erno Bublitz (PSDB) junto ao prefeito Mário Hildebrandt (PSB), que vai presidir a festividade.
Continua depois da publicidade