Desconfortável com a qualidade do diálogo estabelecido com o governador Carlos Moisés (PSL), a representação empresarial de Blumenau acionou um novo interlocutor institucional em Florianópolis: o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD). Ele participará de uma reunião na Acib, nesta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Há uma grande expectativa com o encaminhamento das demandas regionais, devido à precariedade que caracteriza a relação travada com o governo do Estado. O distanciamento causa estranheza. Na recente passagem pelo município, Moisés participou de uma audiência que reiterou a postura mantida desde a campanha eleitoral. O gesto não agradou.

Historicamente, a Acib exerce a condição de porta-voz das reivindicações da região, intermediando a articulação entre a sociedade e o poder público. A vinda do presidente da Alesc a Blumenau é uma tentativa de resgatar esse protagonismo, baseada no princípio de que governar é dialogar.

EDUCAÇÃO

A secretária municipal de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, disputa a presidência da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime). A eleição é quarta-feira.

MISSÃO DE PAZ

O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) recebeu o vereador Bruno Cunha (PSB) no gabinete. O desentendimento entre os dois deixou o governo em minoria na Câmara de Blumenau. O vereador Professor Gilson (PSD) intermediou a conversa. Segundo ele, o encontro teve um tom republicano.

Continua depois da publicidade

NOVA ESTRUTURA

A Celesc confirma que vai mudar o estatuto administrativo de oito gerências espalhadas pelo Estado. Na nova classificação, Rio do Sul passará à condição de unidade, ao invés de núcleo regional, decisão que motivou a mobilização de lideranças locais, informada na última coluna.

A empresa alega que a alteração atende um critério de racionalidade na gestão dos recursos. Blumenau se manterá como núcleo regional.