Os representantes de Blumenau, candidatos a vice-governador, estrearam no horário eleitoral gratuito. A participação foi discreta, com poucos segundos de exposição, mas deu uma ideia do papel que eles terão na propaganda política das respectivas chapas.
Continua depois da publicidade
No caso de João Paulo Kleinübing (DEM), a intervenção na qual ele se identifica como ex-prefeito de Blumenau por duas vezes teve o objetivo de reforçar a apresentação do candidato a governador, Gelson Merísio (PSD). JPK apareceu sozinho na tela e destacou a coragem e capacidade de trabalho do aliado, com ênfase nas mudanças que Merísio promoveu nos cargos que ocupou.
A estreia de Napoleão Bernardes (PSDB) seguiu por outro caminho. Ao lado do candidato a governador Mauro Mariani (MDB), ele contou a carreira política e usou a reeleição como indicador da aprovação do governo. Napoleão concluiu a participação dizendo que percorreu o próprio caminho na vida pública, a exemplo de Mariani, que um pouco antes afirmara que não precisou de sobrenome famoso para construir a trajetória.
Tanto no caso de JPK quanto de Napoleão, as primeiras aparições seguem a liturgia do processo eleitoral, mas aos poucos eles precisam deixar mais claro para o eleitor daqui os benefícios de um representante local no cargo de vice-governador.
—
Continua depois da publicidade
A abordagem do PT vai relativizar o espaço que Blumenau terá no governo, caso os adversários vençam as eleições. "Politicamente, é melhor ter o governador do que ter o vice. O vice tem pouca influência no governo e o município tem a oportunidade de eleger o governador", alfineta o ex-vereador Jefferson Forest (PT), membro do comitê de campanha do candidato Décio Lima (PT).
—
O vereador Professor Gilson (PSD) está desenvolvendo em parceria com a prefeitura um anteprojeto de lei que dá mais transparência à aplicação da taxa de iluminação pública. A proposta se estrutura nos moldes do projeto que deu publicidade aos recursos das multas de trânsito. Segundo o vereador, a arrecadação da iluminação pública chega a R$ 26 milhões. “É muito dinheiro”, diz ele. A proposta é mostrar o destino dos recursos.
—
Helmuth Danker, agraciado com a primeira fatia da cuca do aniversário de Blumenau, comandou a intendência da Vila Itoupava em dois mandatos e há 51 anos preside a diretoria do Hospital Misericórdia. Com a chuva dos últimos dias, a solenidade se destacou na programação festiva, custeada com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
—
O suplente de vereador João Paulo Taumaturgo (PSDB) é a "estrela" da propaganda do candidato a deputado estadual Rafael Fitzen (PSDB), cuja campanha se ampliou de Pomerode para Blumenau.
Continua depois da publicidade