Semanas atrás disse que este Brasil precisa, além de uma vacina contra a Covid-19, de um antídoto urgente para deter a idiotia. Recebi algumas mensagens simpáticas de boçais reagindo com boçalidades. Nada anormal – eles saem dos esgotos e reagem com ódio.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Um amigo sempre diz que não devemos pensar ou escrever com o estômago. A impetuosidade se sobrepõe à razão. Confúcio, filósofo chinês, disse: “É conveniente saber sufocar a cólera, o temor, a tristeza, a alegria e outras agitações profundas que podem alterar a retidão da alma”. Faz sentido.
“A raiva é um veneno que bebemos esperando que os outros morram”, escreveu o gênio britânico Shakespeare. Faz muito sentido. Mas não é fácil quando se vê tanta demonstração de obscurantismo, sordidez, egoísmo e burrice.
> Opinião: precisamos da vacina contra a boçalidade
Continua depois da publicidade
Na tradição filosófica grega de Aristóteles e Platão, havia a “raiva justa” – conceito segundo o qual o lado bom da ira pode ser direcionado para algo positivo. Tente fazer este exercício hoje, com a incivilidade que vemos diariamente. Não há “raiva justa” que se sustente.
Fiquemos em Santa Catarina. Estado conhecido pelo desenvolvimento e pela educação de seu povo, o sonho (esquecido?) da “Escandinávia Tupiniquim”. Uma governadora interina que não consegue condenar o nazismo. Um deputado que ignora o decoro e prega a estupidez. Beócios que atacam covardemente jornalistas nas praias e nas ruas.
> Como a confusão mental atormenta os sobreviventes da Covid-19
Patetas que põem a liberdade individual acima dos valores básicos da sociedade. Impeachments, Alcatraz, estupro culposo. Enquanto isso, os números da pandemia aumentam e os catarinenses seguem desgovernados.
O intelectual italiano Umberto Eco disse que a internet deu voz aos imbecis. Parece antidemocrático – e realmente é. Os imbecis merecidamente não tinham voz porque não merecem ter. A mesma ideia serve para negacionistas. Negacionista não quer conversar, promover o entendimento, debater e ver os avanços da sociedade. Negacionista quer desconstruir, corroer, destruir. Negacionista quer apenas negar. O horror, o horror.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Doa a quem doer
O ataque e a agressão à equipe da NSC, na Praia do Campeche, em Florianópolis, são uma tentativa de impedir o trabalho essencial da imprensa: levar informação e serviço relevantes ao conhecimento do público – o que é garantido pela Constituição federal.
> Equipe da NSC TV é agredida em praia de Florianópolis
> “Fiquei apavorada, chorei”, relata repórter agredida em praia de Florianópolis
Atitudes como esta, desprovidas de cidadania, educação e equilíbrio, se repetem no país inteiro. Mas elas fortalecem a importância do jornalismo neste momento tão difícil, em que a Covid-19 já tirou a vida de 160 mil brasileiros.
Os agressores responderão pelos seus atos. Nós vamos continuar fazendo o que sabemos fazer: jornalismo profissional, independente e fundamental para a sociedade catarinense.
> Investigados por agredir equipe da NSC TV em Florianópolis são interrogados pela polícia
Frases do escritor português Afonso Cruz
1: “Viver não tem nada a ver com isso que as pessoas fazem todos os dias, viver é precisamente o oposto, é aquilo que não fazemos todos os dias.”
Continua depois da publicidade
2: “Para mim é evidente: o amor aproxima as pessoas e ficamos todos do mesmo tamanho.”
3: “Creio que, numa relação, o beijo terá sempre de manter a densidade do primeiro, a história de uma vida, todos os pores-do-sol, todas as palavras murmuradas no escuro, toda a certeza do amor.”