Em tempos de crise, o pior do ser humano é exposto. Egoísmo, desespero, cólera, maldade, desesperança, cada um olhando para o próprio umbigo. Tudo aflora com mais assombro nos tempos das redes sociais. Durante a crise dos caminhoneiros a chuva de besteiras que caiu sobre o país beirou o surrealismo. Os aloprados pegaram pesado, exageraram na mão.
Em textos mal escritos ou em vídeos toscos, os amalucados falaram de estado de sítio, de fechamento do Congresso, de renúncia de Michel Temer, de intervenção militar. Falaram que um grupo de bandidos teria decretado o toque de recolher em São Paulo. Falaram até que haveria uma invasão de cubanos, venezuelanos e bolivianos ao Brasil, no que seria um golpe comunista-bolivariano. Nem dá para chamar tudo isso de notícias falsas, mas sim de idiotia ampla, geral e irrestrita.
O pior de tudo, o que mais assusta, é ver gente do bem propagando coisas postadas por gente do mal. Nas escolas, nos escritórios, nas ruas, por mães, pacatos colegas de trabalho, por amigos inteligentes, por filhos, amiguinhos dos filhos… São necessários cuidado e lucidez. É preciso estar atento e forte. Seja em tom de brincadeira ou mesmo por medo, cada compartilhamento é muito perigoso e pode dar musculatura às imbecilidades e aos obtusos de plantão.
*
No meio dessa confusão toda há espaço para vida inteligente e humor, como esta manchete do site Sensacionalista: “Temer vai chamar goleiro do Liverpool para negociar com grevistas o transporte de frangos”.
*
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina se organiza para combater as notícias falsas nas eleições de outubro. Na entrevista à super-edição deste fim de semana, o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, explica como esse grupo de inteligência vai funcionar e o que o eleitor pode fazer para ajudar.
*
Vale sempre lembrar a questão levantada pelo cineasta Woody Allen: “Mais do que em qualquer outra época, a Humanidade está numa encruzilhada. Um caminho leva ao desespero absoluto. O outro, à total extinção. Vamos rezar para que tenhamos a sabedoria de saber escolher.”
*
Faltam duas semanas para a estreia do Brasil, contra a Croácia, dia 17 de junho. Ou seja, vai ter Copa!
Continua depois da publicidade