Todo o mundo deveria ver “Dois papas”, do diretor brasileiro Fernando Meirelles. Trata-se da improvável amizade entre o alemão Joseph Ratzinger e o argentino Jorge Bergoglio. Completamente diferentes, de opiniões tão contraditórias. O primeiro, o extremamente conservador papa Bento XVI. O segundo, o papa Francisco, com ideias consideradas muito ousadas para o Vaticano. Um baita filme sobre tolerância em tempos de extremismos e radicalizações.

Continua depois da publicidade

 Sobre separação

Outro filmaço: “História de um casamento”, sobre a separação de um casal normal em todas as virtudes e falhas humanas, com as maravilhosas atuações de Scarlett Johansson e Adam Driver. O filme de Noah Baumbach fere, corta, machuca, sangra e, algumas poucas vezes, arranca sorrisos tímidos.

Tocante, comovente e devastador.

Leia também: Filme de ator do Pantera Negra e romance de Natal estreiam nesta semana

 Ficção e realidade

Do escritor americano Paul Auster: “Os governos sempre precisam de inimigos quando não estão em guerra. Se você não tem um inimigo real, inventa um e espalha a notícia. Isso apavora a população, e quando as pessoas estão apavoradas, tendem a não sair da linha”.

Continua depois da publicidade

 Viva Greta

A sueca Greta Thunberg foi escolhida a “Personalidade do Ano” pela “Time”. No anúncio, a importante revista justificou: a jovem de 16 anos “inspirou 4 milhões de pessoas a se unirem à greve global em 20 de setembro de 2019, na maior manifestação climática da história da Humanidade”.

O mundo precisa de mais pirralhas como Greta, urgentemente.

 A nossa várzea

Bruno Henrique, do Flamengo, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro deste ano. Michael, do Goiás, foi escolhido a revelação de 2019. Ambos têm algo em comum: não foram formados nas divisões de base de clubes, mas vieram dos campos de peladas, de onde saíram tantos craques de nosso futebol.

Viva a grande várzea chamada Brasil! 

Sobre o amor

Do escritor turco Orhan Pamuk: “O amor é o desejo de abraçar uma pessoa com força e estar no mesmo lugar que ela. O desejo de abraçá-la deixando de fora o mundo inteiro. A nostalgia da alma de encontrar um refúgio seguro”.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade