Na pequena preciosidade chamada “A Vida Descalço (relançada pela editora Companhia das Letras), o escritor argentino Alan Pauls afirma logo na primeira frase: “Sonha-se muito na praia”. E na última página, afirma: “Livro é o outro lugar que tem a forma da felicidade perfeita”. Estar perto do mar e/ou mergulhado num livro e/ou dentro de uma livraria são sinais de que a vida é mesmo boa e pode, sim, chegar bem próximo ao paraíso.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Enquanto os mais pobres sofrem e fazem trabalhos solidários, os mais ricos pagam uma fortuna para fugir de helicóptero do litoral paulista afetado pelos temporais. Outros ricos de condomínios de luxo preferem agredir jornalistas. E os mais pobres, em suas pequenas casas, preparam quentinhas, doam roupas e sapatos, abrigam amigos e desconhecidos. Tudo retrato de um país que já é ruína quando ainda está em construção. Tudo uma radiografia triste e fiel do que é o Brasil.
Ao menos o presidente e o governador paulista, politicamente rivais, se uniram para ajudar as famílias atingidas pelas implacáveis chuvas em São Paulo. Não fazem mais do que a obrigação. Mas não deixa de ser um sinal de avanço civilizatório e humanitário diante das barbáries que vivemos recentemente.
Polícia Científica de SC começa a emitir nova carteira de identidade nacional em março
Continua depois da publicidade
Um ex-jogador de futebol, condenado pela Justiça italiana por estupro, circula livremente pelo Brasil. Outro ex-jogador ainda em atividade está preso preventivamente pela Justiça espanhola, por suspeita de estupro. Como tem muito dinheiro e fama, segue detido para que não possa fugir para onde? O Brasil.
“Tár”, dirigido por Todd Field, é maravilhoso. Tem à frente Cate Blanchett como a maestrina Lydia Tár. Por conta deste filme, a atriz australiana disse, numa entrevista, que pensou em desistir da carreira: “Acho que foi porque era um papel tão físico, os ecos dele ainda estão comigo e acho que eu precisei de tempo para processá-lo”. Cate segue em frente, felizmente, e com mais um Oscar nas mãos.
Copa do Brasil: a competição milionária que pode alavancar os clubes de SC
Uma grave ferida se abre e abala o mundo político catarinense, com o Propinoduto do Lixo. Sete prefeitos preventivamente presos, delações premiadas, muito dinheiro jogado literalmente pelo esgoto neste escândalo. Quem perde? Como sempre, a população. E tudo indica que as investigações ainda vão longe.
O maior esquema de pirâmide que se tem registro na história, comandado por uma das figuras mais respeitadas de Wall Street. É o que mostra “Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street”, minissérie no streaming. E por aqui temos o escândalo das Americanas. Tudo a ver.
Continua depois da publicidade
Propina no escândalo do lixo de SC passaria de R$ 100 milhões; empresa teria lucrado R$ 430 milhões
O carnaval de rua voltou com força total. Em Florianópolis levou multidões aos bairros e ao centro da cidade. Algumas escaramuças (como sempre), alguma truculência policial (como sempre), mas tudo (quase sempre) na maior paz e alegria. Que venha 2024.
Incentivado por um amigo, começo a pensar seriamente em percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Deve ser uma experiência única e enriquecedora. O peregrino precisa de forte preparação física e mental, pois não é nada fácil andar cerca de 30 quilômetros por dia. Estou muito longe disso.
Leia outras colunas de César Seabra
A Notícia faz cem anos de jornalismo relevante, essencial, fundamental para as comunidades de Joinville e cidades da região. Tem agora, como desafio, novos cem anos, convivendo com as mudanças pelas quais a indústria da mídia passa diariamente. Convivendo com as mudanças que a sociedade nos impõe. Convivendo abertamente com a diversidade, a multiplicidade, a pluralidade, a inclusão social. Fazendo jornalismo de verdade, e não bajulação. Parabéns, AN, que venha mais um século!
Leia também:
Oito cidades de SC estão entre as 100 populações mais ricas do Brasil, mostra estudo
VÍDEO: Banhistas de Balneário Camboriú se surpreendem ao flagrar “dinossauro” em alto-mar
Continua depois da publicidade
A Notícia celebra 100 anos com caderno especial, exposição e projeto “Joinville Que Queremos”