Os utilitários-esportivos estão dominando o ranking dos 10 veículos mais emplacados no estado de Santa Catarina. Segundo números divulgados no mês de março, 6 são SUVs.

Continua depois da publicidade

Pelos dados da Fenabrave, o líder em vendas no trimestre no estado é o Volkswagen T-Cross. Mais outros cinco SUVs estão nesta lista, intercalados apenas por Onix (hatch e sedã), o hatch de entrada Kwid e a picape Strada.

2022: SUVs predominam em SC
2022: SUVs predominam em SC (Foto: Fenabrave)

Esse ranking pode até não surpreender. Mas há pouco, nosso mercado era dominado por veículos compactos e de entrada.

Há 5 anos, que nem é tanto tempo assim, os “populares” lideravam as vendas. Confira:

Continua depois da publicidade

Compactos dominavam a cena em 2017
Compactos dominavam a cena em 2017 (Foto: Fenabrave)

Nos idos de 2017, o compactos e modelos de entrada dominavam os licenciamentos. Até a picape líder era pequena, a Saveiro.

Os números de vendas também chamam a atenção: em três meses, o acumulado dos dez mais vendidos estava em 9.703 unidades. Já agora, somam 8.374.

O SUV mais vendido no estado, naquela época, era o Jeep Compass, que figurava, em março, em 12º, com apenas 538 unidades emplacadas no trimestre.

Hoje, apesar de um mercado encolhido em volume, ainda com reflexo de paradas na produção por falta de componentes, o valor agregado desses veículos é bem superior.

Continua depois da publicidade

Ou seja, a almejada “rentabilidade” está exposta para provar que ainda vale a pena investir no Brasil. Mesmo sob o descrédito de alguns, que questionam até quando isso (vender carros de preços elevados) se sustenta.