Ainda raros nas ruas, aos poucos os veículos elétricos vão se multiplicando no Brasil. Em todo 2021, um pouco menos de 4 mil veículos 100% elétricos foram emplacados. A BMW é líder dos BEVs (sigla de veículo elétrico a bateria) com 13% de market share no acumulado desde que iniciou as vendas do i3 por aqui, em 2014.

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Com o iX, a marca alemã eleva o nível e mostra que possui um produto inovador, na vanguarda do que há de melhor em eletrificação. Começam a ser entregues em abril, as primeiras unidades do BMW iX, um elétrico premium que, com perdão do trocadilho, promete fazer muito barulho.

BMW iX: versões de 326 ou 523 cv
BMW iX: versões de 326 ou 523 cv (Foto: BMW)

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Potente e com ótima autonomia

O iX impressiona pela quantidade de tecnologias reunidas num carro. Vamos começar pelo motor, ou melhor, motores. O SUV de quase 5 metros vem com dois elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, com tração integral. Combinados, rendem 326 cv ou 523 cv, conforme a versão.

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A célula de bateria do iX tem a quinta e mais moderna geração do BMW eDrive. Possui 76,6 kWh de capacidade total na versão xDrive40 e 111,5 kWh na versão xDrive50. Com base no ciclo WLTP, o BMW iX tem autonomia de até 425 km e 630 km, respectivamente.

O SUV estreia um novo sistema com recargas que permite aumentar 70% do nível de carga da bateria em 35 minutos na xDrive50 ou 31 minutos na xDrive40. Em 10 minutos, pode dar autonomia de 95 km (no iX 40) e 150 km (no 50).

Para facilitar, o dono de um iX recebe wallbox de 22 kW e um Flexible Fast Charger, carregador rápido, portátil e flexível, ambos com garantia de 2 anos.

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Primeiro carro com autorregeneração

Concebido como elétrico, e não derivado de um carro já existente, o BMW iX reúne um repertório de inovações sobre sua construção e design. Com apenas 0.25 de cx (coeficiente de arrasto), o que melhora sua eficiência energética, o SUV mescla o uso de alumínio com resina reforçada e fibra de carbono em sua carroceria.

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A grade esconde uma grande evolução, que pode ser traduzida como autorregeneração e decretar o fim da repintura dos automóveis. Durante a apresentação, o engenheiro da BMW fez riscos em diversas partes da grade com uma chave de fenda, algo inaceitável à primeira vista. Na sequência, ele passou um soprador térmico e, em segundos, por obra da nanotecnologia, a peça foi totalmente recuperada, como num toque de mágica.

Pode riscar à vontade: material da grade se autorregenera
Pode riscar à vontade: material da grade se autorregenera (Foto: BMW)

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Espertinho

Parece exagero chamá-lo de inteligente, mas o BMW iX é capaz de detectar com antecedência, pelo GPS, um cruzamento, e com isso ativar o sistema de regeneração de energia. Assim, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

O iX ainda conta com a Assistente Pessoal Inteligente, capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino e descer sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência. 

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Outras funções podem ser acionadas por comando de voz, gestos ou tato em um sistema que aprende com os hábitos, se ajustando e fazendo a experiência do usuário cada vez mais personalizada.

O painel e o sistema de som são um capítulo à parte: a imensa tela curvada é formada por duas telas, de 12,3” e 14,9”. A menor, contém itens de controle do veículo bem à frente do motorista, enquanto a maior integra o sistema de entretenimento do BMW iX, compatível com Apple Car Play e Android Auto. 

Um interessante recurso de Realidade Aumentada facilita a visualização, por exemplo, numa manobra de estacionamento.

No navegador, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.

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Interior é repleto de novas tecnologias: conforto e conectividade em alto nível
Interior é repleto de novas tecnologias: conforto e conectividade em alto nível (Foto: BMW)

Alto grau de sustentabilidade

Se não bastasse, este BMW é carregado de sustentabilidade. Desde a sua fábrica de Dingolfing, na Alemanha, que usa no BMW iX energia renovável em todos os seus processos e componentes sustentáveis com alto grau de elementos naturais e reciclados.

O seu interior possui madeira certificada e couro tingido com extratos de folha de oliveira. Redes de pesca recicladas estão entre as matérias-primas utilizadas para os revestimentos do assoalho e tapetes.

O cobalto e o lítio utilizados nas baterias de alta tensão vêm de fontes controladas na Austrália e Marrocos.

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Console minimalista do iX: menos botões e teclas e mais comandos por gestos e voz
Console minimalista do iX: menos botões e teclas e mais comandos por gestos e voz (Foto: BMW)

E tem mais…

7 motivos que fazem do BMW iX um carro realmente incrível

  1. O ar-condicionado, ajustável em 4 zonas, possui filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine
  2. Disponível na versão xDrive50, o sistema de som conta com 30 alto-falantes, 1.615W de potência e função 4D: com parte dos falantes embutidos nos bancos, é possível ouvir e sentir as vibrações sonoras de uma ópera ou show de rock;
  3. O vidro do teto solar panorâmico se torna fosco e oferece conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes, graças à tecnologia usada em janelas dos aviões da Boeing;
  4. Chave é coisa do passado. Por meio de um aplicativo do Iphone ou Apple Watch é possível, por aproximação, travar e destravar portas e ligar o veículo; 
  5. Com tantos features em conectividade, o BMW iX não poderia decepcionar em segurança: semiautônomo, conta com a ajuda de 5 radares e 12 sensores ultrassônicos ​​para monitorar os arredores do veículo, acelerar, frear, fazer curvas e estacionar totalmente sozinho;
  6. Com o IconicSounds Electric, sonorização feita por vencedor da Academia de Cinema e do Grammy, é possível receber feedback acústico a cada movimento do acelerador e a experiência sonora se aprofunda com o aumento da carga no acelerador e na velocidade; 
  7. Primeiro BMW a ter compatibilidade com conexão 5G, ainda não disponível no Brasil, o iX tem conexão com internet e o app My BMW permite inúmeras funções remotas.

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Quebre o cofrinho

As primeiras 30 unidades do BMW iX vendidas na pré-venda chegam em abril. Quem quiser tê-lo na garagem vai ter de desembolsar R$ 654.950 pelo xDrive40 e R$ 799.950 para o xDrive50 Sport.

Briga de gente grande, que o coloca no mesmo nível de avanços e tecnológicos de elétricos como Tesla Model X, Audi e-tron e Porsche Taycan.

Design harmonioso com cx de carro esportivo
Design harmonioso com cx de carro esportivo (Foto: BMW)

E o que SC tem a ver com o iX?

O BMW iX virá importado da Alemanha, mas o time de engenharia brasileira já trabalha nele muito tempo antes dele ser revelado. Não em um iX especificamente, mas em um protótipo de X5, com todo os sistemas eletrônicos do novo modelo.

Diversos sistemas e validações do BMW iX passaram pelas mãos de engenheiros da marca em Santa Catarina, liderados por Herbert Negele, diretor de Engenharia do BMW Group Brasil. Eles rodaram 40 mil km em testes, a maior parte em Araquari.

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Entre os exemplos desse trabalho, está a evolução dos comandos de voz no português para clientes locais. Ao todo, foram reportados e corrigidos 966 problemas. A maior parte referente ao sistema de navegação, por conta das características das cidades brasileiras.

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Herbert Negele, diretor da engenharia da BMW, apresenta detalhes dos testes feitos em Santa Catarina
Herbert Negele, diretor da engenharia da BMW, apresenta detalhes dos testes feitos em Santa Catarina (Foto: BMW)