Em tempos de Strada como líder do mercado de autoveículos há 2 anos, as picapes nunca estiveram tão em alta. Hoje, esses modelos com caçamba, de tamanhos diversos, representam quase 17% de todo o mercado. As próximas apostas serão de sub-segmentos distintos e prometem fazer barulho entre a concorrência.
Continua depois da publicidade
A Ram Classic estreia esta semana como aposta de picape grande para atrair a atenção de clientes de versões topo de linha de Toyota Hilux (GR-S custa R$ 354.790), Ford Ranger (Limited a R$ 321.090), Chevrolet S10 (High Country sai por R$ 316.050) e Nissan Frontier (Platinum ou Pro-4X por R$ 323.890), entre outras.
Os preços, de fato, batem na trave das versões mais caras das médias: R$ 349.990, a Ram Classic Laramie e R$ 359.990, a Ram Classic Laramie Night Edition.

Para levar vantagem em preço, a picape grande virá do México em uma geração anterior à atual 1500. Para convencer essa seleta clientela de que não está de brincadeira, a Ram vai trazê-la na configuração de 8 cilindros.
Continua depois da publicidade
A 1500 Classic vem equipada com motor Hemi V8 de 5,7 litros aspirado que entrega 400 cv – o dobro de potência dos motores turbodiesel das picapes médias.

Consumo não é seu forte: movida apenas a gasolina, faz 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada. Dependendo do trajeto, não chega a fazer 500 km com um tanque (98 litros). E uma parada no posto vai lhe custar R$ 500!
O interior conta com tela de 7” no painel de instrumentos, multimídia de 8,4” com conexão com cabo e um espaçoso banco traseiro. Para deixá-la mais “barata”, não conte com faróis de LED nem assistentes de direção.

A caçamba acomoda até 1.431 litros e apenas 531 kg. Já a capacidade de reboque é de 3.354 kg.
Montana demora mais um pouco
A tão esperada concorrente da Fiat Toro está no forno. A nova Chevrolet Montana vai usar a plataforma do SUV Tracker e de acordo com fontes do mercado, vai ter porte um pouco menor do que a rival da Fiat.
Continua depois da publicidade

A principal aposta é de usar motor 1.2 turbo de 3 cilindros, o mesmo do Tracker, que gera 133 cv, e na picape pode até render um pouco mais.
Se existe uma imensa lacuna entre os números de vendas da Toro (35 mil unidades até agora) e a Renault Oroch (6.500), esta com a proposta de ser uma picape de trabalho, é aí que a Montana vai querer atacar e certamente vai vir com uma política agressiva de preços: enquanto a picape da Fiat começa em R$ 142 mil e a da Renault parte de R$ 109 mil, espere um meio-termo.
E a longa espera pode ter outro alvo: mirar versões de cabine dupla da Strada, que começa em R$ 122.800.
As vendas da nova Montana são esperadas para início de 2023.
