Com o preço dos combustíveis nas alturas, os consumidores precisam fazer contas para não ter de deixar o carro na garagem para economizar.
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Encher o tanque de um carro compacto, que leva por volta de 40 litros, beira os R$ 300 com gasolina. E dependendo do modelo, vai conseguir rodar cerca de 300 km com o tanque cheio, ou até menos.
O custo está tão alto, que o consumidor pode ficar na dúvida se vale mais a pena usar seu carro ou pegar um transporte por aplicativo.
A seguir, algumas dicas para saber medir seu consumo, escolher o combustível mais vantajoso (no caso dos flex) e como seu comportamento ao volante pode ajudar a economizar.
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Como medir o consumo de seu carro
O computador de bordo, presente na maioria dos carros mais novos, é um bom parâmetro para saber quantos quilômetros por litro o carro faz.

Mas se não tiver esse dado ou quiser fazer por conta própria, até para comparar, o procedimento é simples.
No caso do carro flex, deixe o tanque no limite da reserva. Encha até o clique da bomba com etanol e zere o hodômetro. Rode seus trajetos de rotina por cerca de 150 km e encha o tanque novamente. Anote quantos quilômetros rodou e divida pela quantidade de litros que colocou. Por exemplo, se você rodou 160 km e colocou 20 litros, seu carro faz com etanol 8 km/l. O mesmo procedimento deve ser feito com a gasolina.
Com essa informação em mãos, fica mais fácil de comparar o custo se preferir fazer seus trajetos com táxi ou transporte por aplicativo.
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Mas o que colocar: etanol ou gasolina?
Você chega no posto e fica na dúvida: coloca etanol que é mais barato, mas roda menos com ele, ou enche com gasolina, que é bem mais cara, mas tem maior autonomia?
A conta é bem simples: divida o preço do etanol pelo da gasolina. Abaixo de 0,70 vale mais a pena o etanol. Acima de 0,70, prefira a gasolina.
Existem alguns aplicativos que ajudam na escolha. No sistema Android, Etanóis e Gasosa são os indicados. Para smartphones com IOS, o app Calculadora Gasolina Etanol ajuda a calcular gratuitamente.

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5 dicas para melhorar seu consumo
1- Se você medir o consumo e estiver alto, pode haver algo de errado com o carro. A manutenção preventiva pode indicar se há problema em algum componente – filtros vencidos, vela com eletrodo gasto ou rodas desalinhadas, por exemplo, pioram o consumo;
2- Manter os pneus calibrados e tirar o “peso morto” (aqueles itens desnecessários que aumentam o peso) no porta-malas podem fazer a diferença;

3- O ar-condicionado aumenta o consumo. Uma primeira sugestão é tentar deixar o carro estacionado em vaga coberta. Se precisar ligá-lo, quanto mais baixa a temperatura, maior o o consumo. Na estrada, melhor usar o ar de forma comedida do que dirigir com os vidros abertos, que diminuem a resistência ao ar e fazem o carro beber mais combustível;

4- O jeito de dirigir pode fazer muita diferença: ao invés de arrancadas, saia sempre de forma suave, como se equilibrasse um objeto no capô. Trocar as marchas na rotação correta, evitar pisar fundo e frenagens bruscas também diminuem suas idas ao posto;
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5- Quem roda sem pressa gasta menos. Em rodovias, o ideal é dirigir a 90 km/h. Para se ter ideia, a 110 km/h gasta-se 25% a mais de combustível.