Foi com a SF90 Stradale, no início de 2021, que a Ferrari estreou seu primeiro modelo híbrido no Brasil. A versão conversível Spider chegou em fevereiro passado. Ambas são equipadas com motorzão central V8 turbo de 780 cv. Junto com o sistema elétrico, as SF90 chegam aos 1.000 cv!
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Uma nova linha de híbridos que chega ao Brasil atende pelo nome 296 GTB (de motor 2.9, o 6 do número de cilindros e a abreviação de Gran Turismo Berlinetta), Ferrari que resgata os motores V6 depois de quase 40 anos sem carros com esse tipo de motor. O superesportivo foi apresentado no showroom da Via Itália, importadora oficial da Ferrari, em São Paulo.
Sob o capô traseiro, a Ferrari 296 GTB carrega um poderoso motor biturbo V6 de 3 litros que entrega 663 cv acoplado ao câmbio de dupla embreagem F1 de 8 marchas e tração traseira. Ao ser acionado no showroom da importadora, seu ronco atrai todas as atenções. Mas imagine pilotar a máquina sem qualquer ruído?
Sim, a 296 GTB, além do V6, traz um sistema híbrido plug-in de dois motores elétricos no eixo dianteiro e mais um que vai na caixa de transmissão. Combinados, chegam a 830 cv de potência e poderosos 75,4 kgfm de torque.
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No modo elétrico, é possível rodar silenciosamente por 25 km ao limite de 135 km/h, até que o V6 seja exigido e acordado.
Essas credenciais permitem que a supermáquina acelere de 0 a 100 km/h em meros 2,9 segundos e atinja a velocidade máxima de 330 km/h.
Design esculpido para a aerodinâmica
Com design minimalista, por dentro e fora, a 296 GTB foi esculpida para sua aerodinâmica proporcionar a melhor performance. Repare que sob os faróis, o vão é proposital: a entrada ajuda a refrigerar os componentes do freio.
Esta Ferrari Berlinetta esportiva de dois lugares, diz a companhia, redefine a ideia de condução divertida para garantir pura emoção também na condução diária. Deve ser bastante divertido mesmo ir buscar pão na padaria ou levar o filho na escola a bordo desta fantástica macchina!
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Vendas em alta no Sul e Sudeste
Eduardo Alves, responsável comercial da Via Itália, estima que 20 unidades da nova Ferrari 296 GTB sejam vendidas por ano no Brasil. Um número expressivo para a importadora, que fechou negócio com 35 unidades em todo 2021.
Alves destaca a região Sul como importante mercado, o segundo maior depois de São Paulo para a marca. O executivo não consegue quantificar o volume de Ferraris direcionados a Santa Catarina, porque alguns carros são emplacados em São Paulo e outras regiões – os chamados clientes sazonais ou “itinerantes” – que vêm de outras regiões e circulam em Florianópolis e cidades litorâneas do estado no verão, por exemplo.
Há também um expressivo número de Ferrari que roda em SC adquirida por importação independente.
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Na casa dos milhões
A fila de espera virou uma realidade também para a marca de Maranello. Alves diz que conforme o modelo e a customização solicitada, o cliente brasileiro pode esperar um ano pela entrega. A fábrica encerrou 2021 com a produção de 11.500 carros. Pouco, diante dos 15 mil projetados antes da pandemia para 2022.
O carro-chefe hoje da Via Itália é a F8 Tributo e a F8 Spider, modelos que já tiveram o fim de linha decretados, embora as entregas, atrasadas, estejam garantidas até 2023. Os preços vão de R$ 4,4 milhões a R$ 4,9 milhões.
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A cor vermelha é ainda a mais pedida no Brasil (e no mundo). O primeiro e único exemplar da Ferrari 296 GTB que desembarcou no Brasil vem na cor Rosso Imola (pintura metálica). De acordo com o Eduardo Alves, a Ferrari possui mais de 20 diferentes tons de vermelho, conforme a linha.
A 296 GTB é um projeto novo e não substitui outra Ferrari, ela chega para agregar a gama. Seu preço ainda não foi definido e as entregas estão previstas para dezembro. Para ser ter uma ideia, a 296 GTB ficará posicionada acima da Ferrari Roma (R$ 3,3 milhões) e abaixo da F90 (R$ 7,7 milhões). Façam suas apostas.
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