Com o fechamento dos números de julho e os dados dos veículos mais vendidos, saltam aos olhos ver o, vamos chamar assim, veterano Volkswagen Gol como o automóvel mais emplacado.

Continua depois da publicidade

Ao que tudo indica, o compacto segue para o fim de linha, a não ser que a Volks tenha um plano B na manga para que não seja substituído pelo Polo Track. E mesmo em contagem regressiva, o quarentão volta a liderar.

Momento ou tendência?

O Gol teve 11.925 unidades licenciadas em julho, segundo a Fenabrave. Passou até a Strada, que ficou em 2º ao vender 10.897 unidades. Realmente um fenômeno. Confira abaixo.

Top 10 dos mais vendidos no Brasil em julho e no acumulado janeiro a julho de 2022
Top 10 dos mais vendidos no Brasil em julho e no acumulado janeiro a julho de 2022 (Foto: Fenabrave)

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina

Apesar dos números nacionais serem favoráveis ao VW Gol, em SC o compacto é pouco representativo. 

De acordo com a Fenabrave, em julho foram emplacadas meras 353 unidades. De janeiro a julho, 914 Gols fora licenciados no Estado, o que o coloca em 15º entre automóveis e 17º no ranking se considerar os comerciais leves. 

Em Santa Catarina, os mais vendidos até agora são: Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Onix, Hyundai Creta, Fiat Strada e Jeep Compass. 

Cenário da indústria hoje

Mas talvez o pulo do gato tenha a ver com o momento que a indústria vive hoje. Segundo os dados da Anfavea, houve uma certa estabilidade dos licenciamentos em julho (2,2% sobre junho), embora os números tenham caído em relação a maio.

Esse alerta sobre as vendas recai em cima de juros mais altos (ainda sem o reflexo da Selic a 13,75%) e restrições ao crédito, que afastam a classe média do sonho da compra ou troca de um zero-km.

Continua depois da publicidade

Mas também foi observado em julho um aumento de vendas a frotistas e locadoras, as chamadas vendas diretas.

A demanda de veículos por pessoas físicas parece ter arrefecido diante de preços tão altos e todas as dificuldades com crédito.

Varejo tem menos de 20%

A partir daí voltamos ao Gol. Olhando mais a fundo as vendas, descobrimos que o compacto da Volkswagen teve 81,3% de suas vendas justamente para frotistas e locadoras. De 11.925 unidades vendidas em julho, apenas 2.228 foram para pessoas físicas.

Se é fogo de palha ou não saberemos em breve, mas essa ascensão do Gol tem tudo a ver com o momento da indústria, que hoje vende 8 em cada 10 Gols a pessoas jurídicas.

Continua depois da publicidade

Até mesmo o Hyundai HB20 e a Fiat Strada são líderes nas vendas diretas no acumulado do ano. Nas vendas de varejo, para pessoas físicas, o HB20 é apenas o 8º mais vendido, enquanto a Strada ficaria em 10º.

Lembrando ainda, que a Hyundai acaba de renovar seu compacto e julho foi um mês de transição, com as últimas unidades da geração antiga. A atualização, que deixou o carro mais bonito e moderno, tem tudo para melhorar suas vendas.

Por fim, essa análise não tira o mérito da Volks, mas convenhamos: ter um carro como o Gol entre os mais vendidos soa como algo do passado. A indústria evoluiu bastante a ponto de ter modelos mais eficientes, seguros, confortáveis e tecnológicos como líderes do mercado.