O ano de 2021 foi historicamente o melhor em vendas de eletrificados – híbridos e elétricos. Evoluindo para 1,8% de participação de mercado (no ano anterior o market share foi de 1%), as vendas desses automóveis e comerciais somaram 34.990 unidades, sendo 2.860 só de elétricos e mais 32.130 de híbridos. Os números são da Anfavea.

Continua depois da publicidade

O crescimento desse mercado caminha numa via de mão dupla. De um lado as marcas que impõem (no bom sentido) apenas a opção elétrica, como fez a Volvo. Junto a isso, fabricantes que nunca haviam lançado um elétrico por aqui, trouxeram novidades (Peugeot e Fiat, por exemplo). Outros players, como os chineses BYD e Great Wall chegam com produtos competitivos.

Marcas premium – como Porsche, Audi, Mercedes-Benz, Jaguar e BMW, entre outras – também avançam com novos produtos, nascidos elétricos. São supercarros, esportivos e com muito mais autonomia. Há também um forte investimento em infraestrutura, com a expansão dos pontos de carregamento.

Tudo isso chama a atenção do consumidor, que dá seu voto de confiança e aposta nas novas tecnologias, mais limpas e sustentáveis.

Evolução das vendas de eletrificados no Brasil
Evolução das vendas de eletrificados no Brasil (Foto: Anfavea)

Continua depois da publicidade

O que está chegando

E 2022 não será diferente. O consumo de carros elétricos e híbridos vai crescer. Mais marcas que não participavam desse ecossistema estão chegando e outras que já estavam nesse jogo ampliam suas opções.

Caso da Volvo, que acaba de lançar o C40: um SUV cupê 100% elétrico, equipado com dois motores, que combinados geram 408 cv de potência de 67,3 kgfm de torque. Com baterias de 78 kWh, o C40 chega a 440 km de autonomia. Seu preço: R$ 419.950.

Volvo C40: 100% elétrico
Volvo C40: 100% elétrico (Foto: Alexandre Lefebvre – Volvo)

Antes disso, a marca de origem sueca já havia anunciado no final do ano passado que seu XC40 passaria a ser vendido apenas na versão 100% elétrica, por R$ 409.950.

Chinesa oferece mimo

A chinesa BYD iniciou na semana passada, a pré-venda do Tan EV, por R$ 487.590. Seus dois motores entregam 517 cv e 69,3 kgfm de torque. As baterias de 86,4 kWh lhe dão alcance de 437 km.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, o TAN EV está exposto em um shopping center da capital paulista e pode ser negociado por consultores da Eurobike, rede que promete para março a abertura da primeira loja da BYD no país. A expectativa é ter representantes em 45 cidades brasileiras.

Um atrativo é presentear os primeiros compradores com um wallbox de 7,2 kWh, que pode carregar a bateria na garagem de casa em até 3 horas. Alguns modelos de wallbox com capacidade similar no mercado partem de R$ 5 mil.

BYD Tan EV
BYD Tan EV – (Foto: BYD)
Wallbox que vem junto com o carros aos primeiros compradores
Wallbox que vem junto com o carros aos primeiros compradores – (Foto: BYD)

Com a ajuda de Zeus

Esgotar as vendas em menos de poucas horas tem sido utilizado amplamente pelo marketing das montadoras para expressar o quanto aquele lançamento era esperado. Até de um elétrico caríssimo? Sim. Mas com as suas devidas proporções.

Continua depois da publicidade

A BMW comunicou que as 30 primeiras unidades de seu iX, que custa R$ 654.950 (xDrive40) e R$ 799.950O (xDrive50 Sport ) foram comercializadas em meio dia. Todos os pedidos confirmaram a reserva com o pagamento antecipado.

O novo BMW iX fez “barulho” no intervalo do Super Bowl, no último domingo, com a participação de Arnold Schwarzenegger e Salma Hayek Pinault no disputado intervalo do jogo. Schwarzenegger interpreta Zeus, o Deus Grego dos Relâmpagos, e Salma é sua esposa, a Deusa Hera, quando se aposentam do Monte Olimpo rumo a uma vida tranquila em Palm Springs, na Califórnia. Daí a brincadeira com um carro elétrico.

Recheado de tecnologia, o novo BMW iX promete a maior autonomia do Brasil: 630 km na versão xDrive50. Olha só os mimos: grade frontal com nanotecnologia que a faz capaz de se regenerar (recupera de pequenos danos por conta própria), sonorização feita pelo vencedor da Academia de Cinema e do Grammy Hans Zimmer e dois carregadores incluídos no preço.

Schwarzenegger e Salma Hayek participam de comercial do novo BMW iX
Schwarzenegger e Salma Hayek participam de comercial do novo BMW iX – (Foto: BMW)
BMW iX: primeiro lote esgotado no Brasil
BMW iX: primeiro lote esgotado no Brasil – (Foto: BMW)

Continua depois da publicidade

Até tu, Ram?

Quem diria que até as picapes grandalhonas Ram, com seus potentes e ruidosos motores V8, caminham para eletrificação. A marca do Grupo Stellantis fez um comunicado na semana passada para apresentar a Ram Revolution, sua futura picape elétrica aguardada para 2024.

Embora distante de seu lançamento, importante é gerar expectativa e aos poucos inserir a nova cultura. A Revolution será montada na Ram 1500 e poderá superar fácil os 1.000 cv de potência.

Entregas sustentáveis

No segmento de frotas, a sustentabilidade caminha a passos largos. A plataforma iFood iniciou uma parceria com a marca de motocicletas elétrica Voltz para lançar, nas próximas semanas, a venda a seus entregadores.

No programa que inicia por São Paulo, a pré-venda prevê descontos e facilidades no financiamento. A companhia não divulga os valores.

Continua depois da publicidade

Além do apelo ESG, a moto elétrica reduziria, segundo a plataforma, em 70% os custos com combustível e manutenção, em comparação com uma moto a gasolina.

Entregadores do iFood terão facilidades para adquirir a moto elétrica Voltz EVS Work
Entregadores do iFood terão facilidades para adquirir a moto elétrica Voltz EVS Work (Foto: iFood)