Os SUVs continuam dominando o mercado de Santa Catarina. No primeiro semestre, dos 10 veículos mais vendidos no estado, 7 são utilitários-esportivos, com destaque ao T-Cross e ao Tracker.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O Volkswagen, aliás, deve receber uma reestilização junto com atualização de motor e equipamentos entre o fim deste ano e início de 2023. Os consumidores mais exigentes podem aguardar pela renovação do SUV, sob risco de pagar mais caro por isso, ou adquirir a atual linha em troca de algum desconto.

Volkswagen, Chevrolet, Hyundai, Jeep e Fiat são as marcas que mais se destacam no estado.

Nova Ferrari GTB 296: saiba tudo sobre a “macchina” que já está entre nós

Continua depois da publicidade

Em 2021, o Compass liderou o ranking em Santa Catarina, junto com o Renegade, mas este ano começam a ser superados por rivais mais jovens e menores – seria essa uma tendência? Vamos acompanhar.

Vendas de janeiro à 1ª semana de julho
Primeiro semestre 2022 (Foto: Fenabrave)

Mercado ainda afetado pela falta de microchips

Com veículos de maior valor agregado, Santa Catarina se diferencia das vendas nacionais, que têm a Strada líder, seguida pelo HB20 e Onix. Nas vendas gerais, o T-Cross é 4º, à frente de Fiat Mobi, Compass, Creta, Tracker e Onix Plus.

Problemas de abastecimento de peças e falta de componentes continuam impactando o setor automotivo. Algumas indústrias param por dias ou semanas sua produção até que a situação seja regularizada.

No primeiro semestre, 20 indústrias interromperam suas produções, que totalizaram 170 mil veículos que deixaram de ser feitos. Ou seja, as vendas podem ser duramente afetadas e o ranking ainda não refletir a realidade do mercado.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Em breve você terá um eletrificado na sua garagem

Carro elétrico que recarrega em 5 minutos? Sim, ele já existe

Provisória, redução de ICMS dos combustíveis chega à Alesc para virar lei