No setor automotivo, já é bastante discutido que a eletrificação no Brasil avançará com mais força no segmento de veículos comerciais do que nos automóveis de passeio. De olho nesse filão, a Stellantis, dona das marcas Peugeot e Citroën, ataca com dois modelos de uma só vez: o Citroën e-Jumpy e o Peugeot e-Expert, ambos importados da França.
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Com preços de R$ 329.990, os furgões 100% elétricos possuem motor de 136 cv e autonomia “em condições ideais” de 330 km. Com capacidade de 1 tonelada de peso, pode ser dirigido por motoristas de CNH na categoria B.
Em relação aos modelos a diesel 1.6 de 115 cv, Peugeot e Citroën custam R$ 168.990 na versão Furgão – praticamente o dobro do preço da versão a combustível fóssil. Enquanto o Expert vendeu até outubro 3.250 unidades e detém 11,4% de participação no mercado, o Jumpy teve 2.613 unidades emplacadas (9,2%).
O líder do segmento, o Renault Master a diesel 2.3 de 130 cv, tem 25% do mercado, com 7.104 unidades vendidas até outubro. Seu preço parte de R$ 206.800.
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Empresas preocupadas com o meio ambiente
Mas a eletrificação do setor automotivo do Brasil começar pelo comércio – e não pelos particulares – se dá por alguns motivos: com o crescimento exponencial do e-commerce, as empresas de entrega e frotistas passaram a investir em veículos elétricos. Primeiramente para se adequarem aos padrões ESG. Silenciosos e eficientes, significam menor custo operacional e sustentabilidade.
Antonio Filosa, COO América do Sul da Stellantis, cita que 63% dos consumidores no mundo preferem adquirir produtos de empresas que têm ações orientadas à preservação do meio ambiente. “Esta é uma pauta de negócios e uma pauta social”, avalia.
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Trata-se daquele tipo de veículo para o chamado “last mile”, de entregas na cidade. Entre as vantagens estão, claro, não emitir poluentes nem ruídos. Além disso, seu sistema regenerativo ajuda a recarregar as baterias e a economizar as pastilhas de freio.
Pensando nos custos operacionais, as marcas prometem manutenção com valor 60% inferior ao dos modelos térmicos e as baterias recebem 8 anos de garantia – Peugeot e Citroën enfatizam que apesar do longo prazo, ambas têm projetos de descarte da bateria junto com empresas parceiras.
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As vendas de e-Jumpy e e-Expert começam em fevereiro. Contudo, as marcas possuem os chamados e-Centers (comercialização, revisão e reparos de elétricos) apenas no Rio e em São Paulo e há planos de inaugurar mais 10 em 2022 – Citroën e Peugeot não detalham onde, mas dizem que serão nas principais metrópoles do país.
Outras investidas
O filão de elétricos comerciais é estratégico e potencial. Basta ver o investimento que
a VWCO fez para produzir em Resende (RJ) o e-Delivery: R$ 150 milhões. Quando lançado, o caminhão compacto 100% elétrico já possuía 120 pedidos. A Ambev é uma das maiores clientes. A fabricante e distribuidora de bebidas já adquiriu 100 veículos, de uma intenção de compra de 1.600 até 2023 para eletrificar 35% de sua frota.
O e-Delivery também pode ser dirigido por motoristas com CNH B e sua autonomia varia de 100 a 250 km, conforme a configuração de baterias.
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A Americanas acaba de receber 100 Renault Kangoo Electric que serão utilizados em 9 cidades para as entregas last mile. Os veículos fazem parte da estratégia de descarbonização da companhia, que contará com mais de 500 modelos em sua frota ecoeficiente. A locadora Unidas é parceira na terceirização da frota da Americanas.

SUV Toyota supera a barreira dos R$ 400 mil
Uma semana pós lançar a versão 2022 da picape Hilux, a Toyota inicia as vendas do SW4 2022. Assim como a picape só com motor turbodiesel, o SUV recebe mais uma versão, a Diamond. Como diferenciais, traz nova grade e para-choque frontal, pintura em dois tons, faróis full LED, exclusivas rodas de 18” e abertura da tampa do porta-malas por gestos. O acabamento interno vem na cor bege.
Tanto luxo e sofisticação fazem o utilitário-esportivo extrapolar a barreira dos R$ 400 mil – a nova versão custa R$ 406.790.
Para justificar tal preço, traz som JBL com 10 falantes, multimídia de 8”, abertura do bagageiro por sensor e itens de segurança, como monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo e sete airbags, entre outros.
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A versão SRX, por R$ 383.290, vem com câmera 360 graus, ar-condicionado automático digital de duas zonas, alertas de tráfego cruzado e ponto cego e detector de pedestres e ciclistas (de série na Diamond). Os dois bancos adicionais na terceira fileira custam mais R$ 6.500.
Preços da linha 2022 do Toyota SW4:
SW4 SRX 5L – R$ 383.290
SW4 SRX 7L – R$ 389.790
SW4 Diamond – R$ 406.790

Kia renova portfólio em 2022
Durante a apresentação do Stonic, novo SUV compacto híbrido da Kia, na semana passada, o presidente da importadora, José Luiz Gandini, antecipou outros modelos que a reestruturada Kia (agora com novo logotipo) vai trazer em 2022.
Agora mais premium, Gandini disse que serão mais 4 novidades. Uma delas é o EV6, esperado para estrear em maio. Trata-se de um arrojado SUV com caída de cupê nascido elétrico, com motorização que pode ir de 170 a 584 cv e cerca de 500 km de autonomia na versão mais potente.

Em fase de homologação, a Kia vai importar a quinta geração do Sportage com motor híbrido.
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O novo SUV Niro, recém-apresentado, e também híbrido é outra aposta coreana a desembarcar por aqui.

Por fim, o Seltos é um crossover compacto que deve chegar em meados de 2022 para brigar com os SUVs de entrada, ficando em preço abaixo do Stonic (híbrido leve que custa R$ 149.990).

Nesse realinhamento de marca e modelos, a Kia deixa de oferecer no Brasil sedã e hatch da linha Rio, lançada no início de 2020.