A maior feira do agronegócio brasileiro, a Agrishow chega à sua 27ª edição e marcou grande retorno aos eventos presenciais. Realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, entre os dias 25 e 29 de abril, esperava receber 150 mil visitantes.
Continua depois da publicidade
Com a participação de mais de 800 marcas do Brasil e do exterior, a feira reuniu a cadeia de produção do agro nacional para apresentar as principais novidades tecnológicas do setor. E, claro, vários players do segmento automotivo marcaram presença.
Neste primeiro reencontro, com jeito de Salão do Automóvel, novidades importantes foram anunciadas.
Uma delas é da Ford, que antecipou o lançamento da F-150 para 2023. A picape grande, líder de vendas nos EUA, virá para brigar com as picapes Ram, do grupo Stellantis, que dominam o segmento. Um exemplar da F-150 Lariat, hoje na 14ª geração, esteve em seu estande, mas a marca ressaltou que se tratava de um veículo de demonstração e que detalhes do modelo destinado ao Brasil seriam divulgados próximo do lançamento.
O grupo Stellantis levou 36 veículos, parte disponível para test drive off-road, de suas marcas Jeep, Fiat, Peugeot e Ram. Entre os destaques, o 500e, o primeiro veículo elétrico da Fiat no Brasil. Além dele, as picapes Strada e Toro, Mobi, Argo, Pulse e Fiorino.
Continua depois da publicidade
A Jeep apresentou ao público a versão híbrida do Compass, a S 4xe, além dos demais Compass, Renegade, Commander e Wrangler. Da Ram, estavam as picapes Ram 3500 e 1500. A Peugeot, por sua vez, exibiu seu portfólio com os elétricos e-208 GT e e-Expert, o 208, 2008 e o 3008, além dos utilitários Boxer e Expert.
O principal lançamento do ano da Nissan estava exposto na Agrishow 2022. A nova Nissan Frontier pode ser vista e testada em uma pista especial no evento. Redesenhada e pronta para enfrentar os desafios do off-road, a picape chega em 6 versões com preços que vão de R$ 230.190 a R$ 314.590. O objetivo da marca era vender mil unidades nos dias do evento.
A Jaguar Land Rover aproveitou para apresentar o novo Defender 2023, que chega com motorização híbrida leve, a diesel. O conjunto conta com 300 cv combinado a um alternador que gera corrente elétrica. São 4 versões com preços entre R$ 708.950 e R$ 800.950.
Caminhões autônomos são destaque
Do segmento de pesados, a Scania reservou 600 m² para antecipar suas comemorações de 65 anos de Brasil, com a estreia de seu caminhão autônomo. O modelo P 280 8×4 estava disponível na área de test drive. A marca exibiu ainda os caminhões da nova geração e os modelos movidos a gás e/ou biometano.
Continua depois da publicidade
Já a Mercedes-Benz destacou o extrapesado Actros e o Axor 3131 com direção autônoma, parceria com a Grunner, evolução de seu modelo que funciona nos campos desde 2018. A diferença é que agora ele pode ser operado sem qualquer intervenção humana – o anterior precisava ter um motorista para algumas funções.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus marcou presença com o VW Delivery 11.180 4×4, único com essa configuração na categoria no Brasil, e mais novidades para atender ao agronegócio. Entre elas, a nova geração do Delivery Express+, o menor veículo da marca, o VW Constellation 24.280 V-Tronic e o Constellation 25.460, o estradeiro mais potente da linha.