*Por Silvana Pires, interina
A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, mandou um recado claro aos petistas: vai entrar com ações para impugnar candidatos que estiverem inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa, o que inclui o caso de Lula – condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ao ser questionada sobre a situação do ex-presidente, Dodge comentou, sem citar nomes, que a instrução encaminhada aos procuradores eleitorais não é destinada a um caso específico, mas visa a impedir a candidatura de qualquer condenado na Justiça por órgão colegiado.
Continua depois da publicidade
– Haverá um tratamento uniforme, qualquer que seja o cargo disputado pelo candidato – garantiu Dodge. Diante do posicionamento da PGR, a decisão caberá à Justiça Eleitoral. O atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, já se posicionou no mesmo sentido. A declaração da procuradora não pode ser encarada como novidade para os petistas. Desde a condenação, os dirigentes do PT reconhecem que o caso deve gerar uma guerra de recursos judiciais, inclusive com ações em organismos internacionais para garantir que Lula possa concorrer à Presidência da República. O fato de o ex-presidente liderar todas as pesquisas de intenção de voto só torna o caso ainda mais relevante.
Continua depois da publicidade
NA JUSTIÇA
O Movimento Brasil Livre entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Facebook. O MBL quer regras clara para o banimento de páginas da rede social. Mesmo após a exigência do Ministério Público Federal, a empresa não forneceu a relação de páginas e pessoas que foram banidas da rede por “gerar divisão e espalhar desinformação”. Entre essas páginas, estavam algumas ligadas ao MBL.
DIVISÃO
Os deputados federais do PDT pressionaram e conseguiram R$ 500 mil para cada um que concorre à reeleição. A reunião foi tensa, com direito a socos na mesa. Como são os votos dos federais que garantem o fundo partidário, o PDT cedeu. Para aqueles que tentam a Câmara pela primeira vez, o valor será menor. e analisado caso a caso. Os candidatos a deputados estaduais não vão receber nada.
PIADA PRONTA
O deputado Paulinho da Força (SD) comprou um livrinho de piadas e se preparou para quando se encontrasse com o tucano Geraldo Alckmin. – Ele contava uma piada, eu devolvia com duas. As piadas dele são ruins – se divertia o parlamentar.
FRASE
“É difícil ser um povo quando nos colocamos um contra os outros e não contra as ideias. A falta de gentileza está próxima de todos nós. Precisamos ser filhos gentis para que nossa pátria volte a ser uma mãe gentil”
Continua depois da publicidade
Da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, ao afirmar que vê o país dividido.
Leia outras publicações de Carolina Bahia
Veja também as publicações de Moacir Pereira e Upiara Boschi