A opção por super ministros com carta branca para atuar está fazendo do futuro governo de Jair Bolsonaro uma administração dividida em núcleos poderosos. Ainda é cedo para saber até que ponto esses feudos terão autonomia de ação, mas, por enquanto, Paulo Guedes (Economia) e Sergio Moro (Justiça) estão montando as suas equipes e formatando as suas estratégias com a independência de quem chega sabendo o que quer, sem precisar dar explicação.
Continua depois da publicidade
O presidente eleito não tem um plano de governo detalhado. Os recuos mostram que as políticas públicas ainda estão sendo desenhadas. Já Guedes, um liberal de raiz, tem um plano na cabeça para a recuperação da economia.
Já disse que a prioridade é o ajuste fiscal e está se cercando de técnicos que pensam exatamente como ele para implementar medidas duras no início do próximo ano. Escolhido para comandar a Petrobras, Roberto Castello Branco se manifestou a favor da privatização da petroleira e contra o tabelamento do frete dos caminhoneiros. Para quem está curioso sobre os próximos passos do novo governo, fica a dica. Questionado, o próprio Bolsonaro reconheceu que parte da petroleira poderá ser vendida.
Fisiologismo
Futura ministra da Agricultura, a deputada Tereza Cristina (DEM-MS), confirmou que a Conab vai sofrer uma reformulação. Nos últimos tempos, a companhia virou foco do fisiologismo crônico de partidos como MDB e do PTB.
Continua depois da publicidade
Fica Temer
Até o presidente Michel Temer se surpreendeu com os gritos de “Fica Temer” de alguns prefeitos que estavam na plateia do encontro da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Glademir Aroldi, presidente da Confederação, elogiou emedebista no discurso, animando os colegas. A manifestação foi seguida de risos.
Esquerda volver
Depois de perder a eleição ao Senado em Minas Gerais e permanecer um tempo recolhida, a ex-presidente da República Dilma Rousseff retomou a agenda pública com uma viagem a Buenos Aires.
Nesta segunda-feira, ela participou do 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico de Esquerda. Os ex-presidentes Cristina Kirchner (Argentina) e José Mujica (Uruguai) eram as outras estrelas do encontro.
Futuro
Governadores da região Sul participam de painel para discutir as prioridades de governo e visões sobre o futuro do país. O encontro nesta terça, em Porto Alegre, contará com a participação do governador eleito de Santa Catarina, Comandante Moisés, além de Eduardo Leite do Rio Grande do Sul e Ratinho Junior do Paraná. O evento faz parte da programação da cerimônia de premiação das empresas do Grandes & Líderes – 500 maiores do Sul 2018.
Continua depois da publicidade
Frase
Hoje quem ganha menos, paga a aposentadoria precoce de quem ganha mais. – afirmou o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ao defender a necessidade da reforma da Previdência.