Praticamente isolada e no comando de uma Corte com os nervos à flor da pele, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, sucumbiu e colocou em julgamento o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. Se o pedido for aceito, o petista não será preso imediatamente, com o fim da análise dos recursos no TRF4. E há uma convergência de forças a favor da concessão desse habeas corpus. A análise é do caso específico, mas pode abrir caminho para a revisão do entendimento da prisão em segunda instância. Se isso de fato ocorrer, fica claro que o STF estará refém do famoso acordão.

Continua depois da publicidade

Poderosos de outros partidos também estarão atentos ao resultado do julgamento de hoje. Uma decisão que terá reflexo direto no processo eleitoral. Solto, Lula poderá continuar operando como um cabo eleitoral de luxo. Condenado em segunda instância, está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, portanto, impedido de concorrer. Defendida por pelo menos cinco ministros, a revisão da prisão é um golpe contra o combate à corrupção. Impossível não lembrar, neste momento, da célebre frase sobre um grande acordo proferida pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que responde a 17 inquéritos no STF:

— Com o Supremo, com tudo.

Pesca

O governo Temer devolverá a Secretaria da Agricultura e Pesca para o Ministério da Agricultura até abril, quando deve ser feita a reforma ministerial. A sinalização foi dada pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para o deputado catarinense Valdir Colatto (PMDB). Para o parlamentar, desde que a pasta ficou sob o comando da Presidência da República, o setor ficou “sem rumo”.

Continua depois da publicidade

— Hoje não tem quem responda pela pesca, não tem infraestrutura, equipamentos para fiscalizar, credenciar barcos, não tem nada, e isso precisa ser resolvido.

Monitorando

Coordenador da bancada catarinense, o deputado Jorginho Mello (PR) acompanhava de perto as negociações envolvendo a liberação de recursos do Ministério da Saúde para o Estado. A preocupação é que o dinheiro seja de fato liberado antes que Ricardo Barros deixe o comando da pasta para concorrer.

Golpe

Dois ministros de Temer foram vítimas do golpe da clonagem de celulares. Carlos Marun (Secretaria de Governo) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social) precisaram trocar de número, avisando aos contatos que golpistas estariam utilizando o telefone original para mandar mensagens, pedindo dinheiro. Terra já encaminhou denúncia à Polícia Federal e está processando a operadora.

Alma lavada

As certeiras palavras do ministro Luis Roberto Barroso, no bate-boca com Gilmar Mendes, lavaram a alma dos investigadores da Lava-Jato.

Continua depois da publicidade

Frase

“Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia.”

Luis Roberto Barroso, ministro do STF, durante bate-boca com o colega Gilmar Mendes na sessão de ontem do Supremo.  

Leia outras publicações de Carolina Bahia