*Por Silvana Pires
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou à coluna que viu com “bons olhos” a pesquisa Datafolha que mostra que 39% dos entrevistados consideram a atuação da Corte ruim ou péssima. Marco Aurélio ressalta que nem sempre o Supremo irá decidir de acordo com o que a população espera:
Continua depois da publicidade
— Em primeiro lugar, a crítica sempre é bem-vinda. Alerta-nos sobre a necessidade de aprimoramento. Em segundo lugar, o Supremo, guarda maior da Constituição, nem sempre pode concluir no sentido dos anseios populares. Em terceiro, estar na vitrine gera o ataque no que não ressoe ao agrado geral. Vejo com bons olhos o levantamento. Que os colegas percebam de idêntica forma. Amém.
A coluna conversou ainda com o ministro Gilmar Mendes, mas este está em viagem ao Exterior e disse que ainda não tinha tomado conhecimento da pesquisa.
De acordo com o Datafolha, 19% que o desempenho do Supremo é ótimo ou bom. Outros 38% consideram regular e 4% preferiram não opinar. A margem de erro do levamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 5 e 6 de dezembro foram ouvidas 2.948, em 176 municípios de todas as regiões do país. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, segundo o Datafolha.
Leia também: Decisão de Fachin suspende proibição de ensino sobre gênero em Blumenau