Depois de ter virado meme por ter dito que “peixes são animais inteligentes” e por isso desviam das manchas de óleo que se espalham pelo litoral do Nordeste, o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, resolveu gravar um vídeo perguntando se alguém já viu um cardume suicida.

Continua depois da publicidade

Na noite de quinta-feira (31), ao garantir que as pessoas podem consumir pescados da região atingida pelo óleo sem preocupação com efeitos na saúde, o secretário afirmou que os próprios peixes se afastam das manchas. Ele estava ao lado do presidente da República na transmissão semanal que Jair Bolsonaro faz nas redes sociais.

Em live no Facebook, o secretário reiterou que os peixes se afastam do óleo e disse que em breve vai publicar artigos internacionais que comprovam isso. 

— Até agora, toda matéria prima que tem o serviço de inspeção federal não mostrou contaminação. O ministro da Saúde (Luiz Henrique Mandetta) inclusive falou que já fizeram testes em moluscos e até agora não há nenhum caso reportado em hospital de intoxicação alimentar.

Seif também disse que consumiu pescado do Nordeste afetado pelo vazamento nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

— Comi em Acaraju peixe fresco, caranguejo e camarão. O único óleo que tinha era o de oliva.

Em poucas horas, o catarinense virou meme. Depois de se reunir com a equipe jurídica, ele resolveu gravar uma resposta para as redes sociais. Defendendo que deixem de lado o “mimimi”, pergunta ao público se alguém já viu um cardume suicida. 

Enquanto o secretário faz humor com o assunto, a Polícia Federal, o Ibama, a Marinha e instituições públicas de ensino fazem um trabalho primoroso de investigação e revelação do que realmente houve na região.

Leia mais:

Peixes que escapam de manchas de óleo fogem contaminados, diz especialista

Mancha de óleo que atinge praias do Nordeste pode chegar a Santa Catarina?

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

Acesse as últimas notícias do NSC Total