*Por Silvana Pires, interina
O pré-candidato à presidência da República pelo Democratas, Rodrigo Maia (RJ), aposta num assunto popular como pauta e, de quebra, ainda coloca o problema no colo de Michel Temer: a alta do combustível.
Continua depois da publicidade
O presidente da Câmara anunciou que vai criar uma Comissão Especial pra tratar do tema e que uma das propostas será a redução do PIS/COFINS, além de zerar a CIDE. E já tem um aliado, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), topou que a Comissão seja do Congresso.
Com recado direto a Temer, Maia afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha que “o presidente da República serve para arbitrar momentos como esses, buscando políticas compensatórias para que o trabalhador não seja atingido completamente por esse impacto”. Depois que a Petrobras anunciou mais um aumento para hoje, 0,9% para a gasolina e 0,97% para o diesel, e de protestos de caminhoneiros em todo o país, Temer chamou uma reunião de emergência no Planalto para o final da tarde de ontem.
Efeito Maia ou não, o certo é que o assunto é impopular para o governo e trazê-lo à tona, como fez Rodrigo Maia, sempre pode render alguns frutos, ainda mais em ano eleitoral. Agora, não sejamos ingênuos, abrir mão de arrecadação de impostos com as contas públicas federais no vermelho é algo bem improvável.
Continua depois da publicidade
Veja também: Caminhoneiros promovem atos em pelo menos 14 trechos de rodovias em SC
É um anjo? Bombeiro registra imagem no jardim de casa
NAS ALTURAS
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, deputado José Stédile (PSB-RS), quer ouvir o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco sobre os constantes aumentos nos preços de combustíveis. A ideia é aprovar a realização da audiência pública amanhã e convocar a reunião para a próxima semana. Na mesma linha de Rodrigo Maia, Stédile vai aproveitar e sugerir ao governo que reduza a tributação do diesel e da gasolina. Integrante da comissão, o catarinense Marco Tebaldi (PSDB) contou à coluna que tem sido procurado por entidades do estado que sofrem com a alta dos preços dos combustíveis.
Leia também as publicações de Upiara Boschi
POR CARTA
Preso em Curitiba, o ex-presidente Lula foi incluído em evento que reúne pré-candidatos à presidência a partir de hoje, em Brasília. No entanto, enquanto os outros participantes irão responder pessoalmente perguntas de prefeitos de todo o país, Lula escreveu uma carta que será lida pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
NA BALANÇA
Quem conhece o MDB avalia que é mais preocupante uma decisão da Polícia Federal de intimar Ibanez Filter do que as investigações envolvendo José Yunes, amigo do presidente Michel Temer. Ibanez é ligado ao ministro Eliseu Padilha (Casa Civil). No foco da PF, o dinheiro que teria sido repassado pela Odebrecht ao MDB.
FRASE
“Esse trabalho não tem sido fácil. Velhas práticas da corrupção do sistema e impunidade são difíceis de serem superadas. Há ameaças, riscos e tentativas de difamação.
Continua depois da publicidade
Do juiz Sérgio Moro sobre a Lava-jato.