Na reunião com a bancada do MDB, o presidente eleito Jair Bolsonaro não pediu diretamente aos deputados voto para aprovar a reforma da Previdência. Ao solicitar apoio, ele falou de maneira geral na necessidade de trabalho conjunto para promover as mudanças no país e até resgatar a imagem dos próprios parlamentares. Em lua de mel com o presidente recém-eleito, os deputados gostaram de não ser pressionados. Saíram do encontro protocolar elogiando Bolsonaro e prometendo amor eterno. Que o MDB estaria no governo, não é surpresa alguma.

Continua depois da publicidade

Extinção da Secretaria de Turismo pega mal para Moisés

A novidade é que o presidente eleito reconheceu que poderá fatiar a reforma da Previdência, tornando a proposta mais palatável aos aliados. Uma reforma light. Sem apetite para encarar propostas impopulares, os deputados aplaudem.

 

Grato

Continua depois da publicidade

Contemplado por Michel Temer com o cargo de assessor especial da Presidência na transição, o ex-deputado Mauro Pereira participou da reunião da bancada do MDB com Jair Bolsonaro. Ele, que não se reelegeu, ocupa uma sala no Centro Cultural Banco do Brasil (CNBB). Pereira foi um dos principais defensores do governo na Câmara. Ninguém pode acusar Temer de ingratidão. 

Petrobras investe em projetos de Joinville

É doce

Ao final da reunião do MDB com o presidente Bolsonaro, deputados saíram mastigando rapaduras. Conhecido por oferecer no gabinete leitão à pururuca, o deputado Fábio Ramalho (MG) chegou para o encontro com o presidente com queijo e rapadura. Ramalho também quer ser candidato à presidência da Câmara, embora o colega de bancada Alceu Moreira (RS) esteja no páreo.  

 

De tanga à lei Rouanet

Uma das ideias do futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra, é não nomear secretários especiais para Cultura e Esporte. Mas, então, como ficaria?

– Sem secretário, com a área subordinada ao ministro – disse Terra, à coluna. 

Até a Funai poderá ficar sob a responsabilidade de Osmar Terra. Nesta quarta-feira a nova estrutura será apresentada a Bolsonaro em uma reunião de ministros.

Continua depois da publicidade

 

FUTURO

O deputado Edinho Bez (MDB) não confirma, mas poderá ocupar um cargo no futuro governo. Em conversa com a coluna, afirmou que dependerá da proposta, mas que segue em Brasília. 

 

SEGURANÇA

O deputado eleito Hélio Costa (PRB) participou da reunião do partido com o presidente eleito Jair Bolsonaro, terça, em Brasília. O catarinense aproveitou para conversar com Bolsonaro sobre segurança, como o polêmico projeto sobre o fim das visitas íntimas, e também sobre saúde – para o parlamentar é necessário verificar para onde está indo o dinheiro que é disponibilizado para o SUS.

 

Leia também:

Contrabando de cigarros: Estado tem prejuízo anual de R$ 84 milhões