Nada justifica a demora do Supremo Tribunal Federal em analisar os casos escabrosos de corrupção desvendados pela Lava-Jato. Somente nesta terça-feira (15), quatro anos depois de seguidas revelações do MPF e da PF, a primeira ação penal da Lava-Jato na Suprema Corte será julgada.

Continua depois da publicidade

Deputado federal pelo PP do Paraná, aliado de Eduardo Cunha, ex-líder da bancada na Câmara, Nelson Meurer teria recebido R$ 29,7 milhões entre 2006 e 2014 repassados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, além de R$ 4 milhões de doação de campanha da Queiroz Galvão.

A abertura do inquérito foi autorizada em 2015 pelo então relator da Lava-Jato no STF Teori Zavaski. 

O julgamento na 2ª Turma pode ser um marco para a operação. Na sequência, o processo da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR) também deve ir a plenário. Com as mudanças no foro privilegiado, muitas ações já estão sendo enviadas para outras instâncias, liberando os escaninhos dos ministros. O STF pode se concentrar no julgamento do que realmente interessa. Não há mais desculpa para não julgar.

 

Continua depois da publicidade

Confirmado

Como adiantou a coluna, o presidente Michel Temer estará em Florianópolis na quarta-feira (16) para participar da abertura do Encontro Nacional da Indústria da Construção. A cerimônia ocorre no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, a partir das 19h30.

 

Alerta

Santa Catarina é o oitavo estado do país com mais pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias. São 122 locais de vulnerabilidade. Já no ranking de zonas consideradas em situação crítica, onde a exploração sexual envolve, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas, o Estado ocupa a sexta posição, com quase 30 pontos. Os números são de uma cartilha da Polícia Rodoviária Federal em parceria com a organização Childhood Brasil.

 

Animados

O PDT comemorou o resultado da pesquisa CNT/MDA, que mostra Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) ganhando votos, quando Lula não está no páreo. Sem o petista, Jair Bolsonaro (PSL) passaria a liderar com 18,3%, seguido de Marina Silva com 11,2% e Ciro Gomes com 9%. Na cúpula pedetista, a análise é que esse resultado ajuda na aliança com os partidos de centro e que Marina perde força ao longo da campanha.

 

Frase

“Já temos a seleção para a Copa do Mundo na Rússia. Agora, Tite e equipe, com todo respeito aos nossos anfitriões e amigos russos e com humildade, por favor tragam o caneco para casa.

Continua depois da publicidade

Do presidente Michel Temer ao comentar a convocação da Seleção Brasileira.

 

Leia outras publicações de Carolina Bahia

Veja também: 

Bolsonaro parece ter alcançado teto de intenção de votos, diz analista