Por Silvana Pires

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou na tarde deste domingo (2) que acredita que é uma questão de “decisão” e não propriamente de legislação trazer os brasileiros que estão retidos na China, em função do coronavírus.

Continua depois da publicidade

“Acho que independe de uma questão de legislação. Se o governo do Brasil optar por fazer isso, pode buscar os brasileiros. Não é um custo tão alto para o Brasil. Acho que não tem nenhum impasse sobre isso, são brasileiros.  Se nós pudermos fazer esse gesto, colocarmos eles em um quartel ou base militar para cumprir essa quarentena, não necessariamente precise de uma lei. Acho que isso é uma decisão.”

Alcolumbre também afirmou que o Congresso está 100% aberto para o que for necessário e que, se for preciso, vão trabalhar para votar uma lei em regime de urgência ou uma medida provisória.

Neste domingo foi publicado no YouTube um vídeo, em que brasileiros que estão na China fazem um apelo para que o governo Jair Bolsonaro os retire do país, como já ocorre com cidadãos dos Estados Unidos, Itália e Japão. Na gravação, os brasileiros se colocaram à disposição de cumprir quarentena e observação.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira (31), Bolsonaro havia descartado a possibilidade, afirmando que o governo só vai evacuar brasileiros que estão no epicentro do surto depois que forem tomadas as providências que garantam a proteção da população no Brasil, entre elas a garantia de que os cidadãos que voltarem passarão por uma quarentena.